Essa via é muito utilizada por fungos, bactérias e células musculares esqueléticas de nosso corpo que estão em contração vigorosa. A fermentação ocorre no citosol e inicia-se com a glicólise, quando ocorre a quebra de glicose em duas moléculas de piruvato.
Fermentação
Produção de vinho por país em 2005 e 2007
Quem gosta de vinho é alguém que, por definição, gosta de compartilhar, e os presentes de ocasiões especiais (ou não) são uma deliciosa oportunidade de usar o vinho como veículo para demonstrar nossa amizade e afeição.
Os vinhos devem sempre ser armazenados em um ambiente com temperatura fresca. O ideal é que o local de armazenamento tenha entre 12 e 14ºC. Mas, se a temperatura do local for um pouco mais alta que isso, e seus vinhos forem para consumo imediato (dias, semanas ou poucos meses), não tem nenhum problema.
A maneira mais adequada para armazenar suas garrafas de vinho é na posição horizontal, já que desta maneira as rolhas estarão sempre em contato com o vinho, mantendo-se hidratadas e inibindo a entrada de oxigênio nas garrafas, que oxidariam a bebida, afetando sua cor, sabor e aroma.
- Não deixe o vinho na geladeira depois de aberto por muito tempo. Segundo Dian, os vinhos podem ser guardados por até 2 dias na adega ou geladeira, desde que retirado o oxigênio de dentro da garrafa (saiba mais sobre isso no passo abaixo).
Como conservar um vinho depois de aberto?
Onde guardar o vinho e como conservá-lo após aberto? O local ideal para guardar os vinhos é na adega para mantê-lo em temperatura ambiente, mas se você não tem uma, pode deixá-lo na geladeira.
O espumante deve ser conservado em temperatura abaixo de 15°C, para manter suas características. O ideal é que a bebida seja resfriada em uma champagneira com gelo. Após aberto, evite manter a garrafa na porta da geladeira, pois a temperatura varia muito, o que permite que o processo de oxidação ocorra mais rápido.
De acordo com informações da enóloga Marie-Christine Osselin ao Huffington Post, as garrafas de champagne, espumantes ou prosecco podem ser refrigeradas desde que sejam consumidas após três ou quatro dias da compra.
Não guarde um Champagne para sempre Como regra geral, os Champagnes NV (non vintage/sem safra) devem ser apreciados jovens e ainda cheio de vida, e por isso não deixe passar mais de 3 ou 4 anos desde que você adquiriu a garrafa.
PARA GELAR A forma mais adequada de gelar a bebida é colocando a garrafa em um balde com cubos de gelo e um pouco de água cerca de 40 minutos antes de abri-la. A água é importante para aumentar a superfície de contato do gelo com a garrafa.
Evite colocar champanhe no congelador. Algumas pessoas argumentam dizendo que colocar a bebida no congelador a fará gelar mais rápido. Este método não é recomendado, já que acaba com as bolhas da bebida, o que afeta o sabor e textura. Se quiser colocá-lo no congelador, deixe por, no máximo, 15 minutos.
Para os tintos que pedem temperaturas mais altas do que 12ºC, deixe-os gelar na porta por um período de, no máximo, duas horas. Mas evite manter vinhos por muitos dias na geladeira, pois a vibração não fará bem ao líquido. É aconselhável usar um balde com gelo e água gelada.
Acerte nas harmonizações
Deve ser feita a degustação, porque o champagne também é um vinho. Para servir, segure a taça inclinada na mão esquerda. - Ao servir, deve-se colocar inicialmente, uma pequena quantidade da bebida na taça, para resfriar o fundo. Em seguida, deve-se terminar de completar até 2/3 do volume da taça.