As células superficiais são as células mais maduras do epitélio escamoso cervical. O citoplasma é claro-brilhante, transluzente e levemente cianofílico ou eosinofílico, dependendo do grau de queratinização. As margens celulares são proeminentes.
Essas células se desenvolvem a partir das células parabasais por diferenciação posterior. As células intermediárias possuem uma forma poligonal e isodiamétrica com citoplasma cianofílico, transluzente, claro, brilhante e margens celulares bem delimitadas.
As células endocervicais cilíndricas são alongadas ou arredondadas segundo o ângulo sob a qual são observadas. Os aglomerados vistos pelo pólo apical oferecem um aspecto que se compara aos alvéolos da cera de abelha. Vistas por suas faces laterais as células mostram um disposição empaliçada.
A importância do encontro de células colunares endocervicais está na afirmação de que a JEC foi alcançada durante a colheita do material. Isto é muito importante, pois é nesta localização que incide com maior freqüência o tipo histológico mais comum de câncer do colo uterino: o carcinoma de células escamosas.
O que é um teste de Schiller positivo Neste caso o resultado do Teste de Schiller é NEGATIVO. Quando o colo apresenta áreas não coradas pelo iodo, ou seja, áreas com suspeita de doença, afirmamos que o Teste de Schiller é POSITIVO. Resumindo: Um Teste de Schiller NEGATIVO, é um colo iodo positivo, SEM DOENÇA.
- Positivo: quando a reação com o iodo for negativa, ou seja, quando não houver coloração do colo uterino; - Negativo: quando houver fixação do iodo nas células e o colo se apresentar colorido após aplicação do lugol.
Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo. Teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo.
O teste de Schiller é um exame de diagnóstico que consiste na aplicação de uma solução com iodo, o Lugol, na região interna da vagina e no colo do útero e tem como objetivo verificar a integridade das células dessa região.
Descrição O ADV Tintura de Iodo atua contra microorganismos, bactérias, fungos esporos e vírus. Pode ser utilizada em curativos no tratamento de feridas e também pode ser aplicada na pele intacta para higienizar a área.