Usamos o ING para ações que acontecem no presente e podem ou não acontecer no momento em que estamos falando. Exemplos: I'm watching an interesting TV serie. (Estou assistindo uma série interessante) você pode estar assistindo neste momento ou acompanhando a série.
Para o presente contínuo a terminação -ing ao final do verbo significa o nosso ando, endo, indo, ou seja, o gerúndio na língua portuguesa. ... Vamos ver alguns exemplos de frase que utilizam o -ing como forma do Presente Continuous: Amanda is sleeping (Amanda está dormindo).
O presente contínuo deve ser usado para expressar uma situação que está em progresso, ou seja, uma ação que ainda está acontecendo. Todo nosso “ando”, “endo” e “indo” dos verbos em português devem ser trocados em inglês por “ing”. She is studying English now. (Ela está estudando inglês agora).
Tenha sempre em mente que o '-ing' não é usado apenas para o gerúndio. Ele serve também para formar substantivos, como você viu nos exemplos acima. Além disso, ele aparece ainda na formação de adjetivos: boring – maçante, chato, enfadonho, entediante, tedioso, cansativo.
Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente. É importante que se faça um constante policiamento das falas perante o público, fato que só pode acontecer com consciência, maturidade e treinamento.
O gerundismo é o uso inadequado do gerúndio e se tornou um vício de linguagem. Ele apareceu por conta de traduções ruins da língua inglesa e pelo uso corriqueiro e demasiado, prejudicando a comunicação verbal e escrita da forma correta do Gerúndio.
Gerúndio
O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. ... Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.
Esse tempo verbal é formando pelo sujeito + simple present do verbo to be (are/is) + o gerúndio do verbo principal (-ing).
Descreve uma ação que está ocorrendo no presente, ou seja, no momento em que se fala. É formado com o verbo auxiliar to be e um verbo principal.
No inglês, forma-se com a conjugação do verbo to be (am/is/are) + o verbo principal com a terminação –ing. Ele geralmente acompanha advérbios de tempo: now (agora), at present (no presente), at the moment (no momento) e etc.
O QUE É O GERÚNDIO? O gerúndio no inglês é caracterizado pelo acréscimo de -ing ao verbo: speaking, walking, doing, making, studying, running, etc. Há algumas regras ortográficas que devem ser observadas ao acrescentar -ing aos verbos. ... Nem sempre o verbo com -ing será um gerúndio.
Para formar a negativa, você só coloca o "not" entre o verb to be e o verbo com -ing. ... Para fazer a interrogativa, você precisa mudar a ordem dos elementos na frase: ao invés de escrever sujeito + verb to be + verbo com -ing, você escreve verb to be + sujeito + verbo com -ing, colocando a interrogação no final da frase.
A forma negativa do Present Contínuous compõe-se acrescentando 'not' depois do simple present do verbo 'to be'. Veja os exemplos abaixo: Sujeito + Simple Presente do verbo to be (are/is) + not + gerúndio do verbo principal ing.
Para utilizar a interrogativa em língua inglesa, basta que você ponha o verbo auxiliar na frente da frase e a finalize com "?" Para usar a negativa, coloque depois do sujeito o verbo auxiliar Do e em seguida o Not. Do not ou use a contração Don't.
As formas negativas e interrogativas do Simple Present são feitas com o verbo auxiliar Do (do/does), acompanhado do verbo principal no infinitivo sem to.
Na interrogativa basta botar o verbo auxiliar DO antes da frase para I/You/They/We ou DOES para He/She/It/Nome de Pessoa e botar o verbo na forma normal. E ainda, no final pôr o ponto de interrogação.
1) Forma negativa no presente / Simple present Se o sujeito da frase no presente negativo for OUTRA PESSOA, utilizamos o DOESN'T. Resumindo a frase negativa em inglês no presente, utilizamos o DON'T ou DOESN'T. Exemplos de frases negativas em inglês no Presente: I (pessoa) don't (auxiliar + not) study (verbo).