EQST

Quando Usar O Princpio Da Insignificncia?

Quando usar o princípio da insignificância?

1. O princípio da insignificância em matéria penal deve ser aplicado excepcionalmente, nos casos em que, não obstante a conduta, a vítima não tenha sofrido prejuízo relevante em seu patrimônio, de maneira a não configurar ofensa expressiva ao bem jurídico tutelado pela norma penal incriminadora.

Quais são as causas de extinção da punibilidade?

Causas Extintivas de Punibilidade

  • Inciso I- Morte do Agente. ...
  • Inciso II- Anistia, Graça e Indulto.
  • Anistia é a lei que promove o esquecimento jurídico penal de um fato. ...
  • Graça e Indulto são formas de indulgência soberana da Presidência da República. ...
  • Inciso III- Abolitio Criminis. ...
  • Inciso IV- Decadência. ...
  • Inciso V- Perempção. ...
  • Inciso V- Renúncia.

Quais são os efeitos da extinção da punibilidade?

Efeitos das causas extintivas de punibilidade. As causas extintivas da punibilidade, em geral, atingem apenas o jus puniendi, permanecendo o crime em sua integridade, com todos os seus demais efeitos e, quando operarem após o trânsito em julgado da sentença pena condenatória, atingirão a primariedade do agente.

Quando extinta a punibilidade os efeitos da condenação persistem?

Causa extintiva da punibilidade após a sentença: em regra, a extinção da punibilidade configurada já após a condenação atinge apenas efeitos da execução penal ou da pena aplicada, se for de natureza distinta da privativa de liberdade.

Quando começa a contar o prazo da prescrição penal?

A prescrição pela pena máxima cominada é a única cujo início da contagem do prazo prescricional se dá antes da propositura da ação penal. O art. 111 do Código Penal estabelece o momento de início da contagem, variável conforme a natureza do crime. A regra é: inicia-se a contagem da data da consumação do crime.

Qual o prazo para a prescrição da execução da sentença judicial?

O início do prazo prescricional para o requerimento do cumprimento da sentença, pelo credor, coincide com o término dos 15 (quinze) dias para que o devedor, devidamente, intimado na pessoa de seu advogado, cumpra, voluntariamente, a sentença transitada em julgado.

Quando ocorre a prescrição intercorrente na execução?

Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos. § 1º A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.

Como funciona a prescrição intercorrente?

A prescrição intercorrente resta configurada quando o credor permanecer inerte por período superior ao da prescrição do direito material objeto da pretensão executiva, tendo como termo inicial de seu cômputo o encerramento do prazo de suspensão deferido pelo Juízo, ou, não fixado esse, o transcurso de um ano da ...