Maior risco de infarto e AVC: as chances de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral aumentam com a maior ingestão de gorduras trans. Isto ocorre devido ao acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos, que culmina com todo um processo inflamatório, a aterogênese, que forma a placa de ateroma.
Na lista das doenças que podem ser causadas pelo excesso de gordura, especialmente a trans, as principais são infarto agudo do miocárdio e AVC (acidente vascular cerebral). Elas, inclusive, são as que mais matam no mundo.
( ) Trans facilita o acúmulo de gordura no abdome e favorece o aparecimento da síndrome metabólica, transtorno que associa obesidade, diabete e pressão arterial elevada.
Resposta: Vantagem: melhoria no sabor e durabilidade do produto; Desvantagem: aumento dos níveis de colesterol ruim, o qual leva a problema nas artérias e no coração.
Dentre os tipos, as gorduras saturadas e a trans são consideradas gorduras ruins. Isso porque aumentam o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue, triglicerídeos e reduzem o colesterol bom (HDL), levando a quadros de doenças cardiovasculares. Além disso, também podem elevar o risco de diabetes tipo 2.
O consumo de alimentos contendo ácidos graxos saturados, além da quantidade desejada, é prejudicial, pois contribui para o aumento das taxas de colesterol no sangue.
A nutricionista lembra também que o consumo em excesso de gordura saturada pode causar doenças como infarto, acidente vascular cerebral e câncer. Segundo a especialista, o ideal é diminuir o consumo de carne vermelha e frituras e aumentar a ingestão de alimentos comfibras.
Gorduras insaturadas são formadas de cadeias fechadas, em geral são líquidos (os chamados óleos de soja, girassol, etc... ) e tem origem vegetal, com exceção do óleo de peixe. O consumo excessivo de gorduras saturadas não é bom pelo falto de que eles aumentam a produção de LDL e abaixam a de HDL.
O excesso de lipídios que o ser humano ingere, causa obesidade, colesterol elevado, complicações cardiovasculares, doenças degenerativas (como a esclerose múltipla).
Os efeitos do excesso do consumo de lipídios e o risco de doença cardiovascular. Doença arterial coronariana (DAC) é a mais elevada causa de morte em homens e mulheres nos Estados Unidos e na maior parte do mundo. Nos Estados Unidos 49% dos homens e 32% das mulheres provavelmente desenvolverão doença coronariana.