Deduz-se que o bastão de plástico, quando atritado com seda adquiriu um certo tipo de eletricidade (carga elétrica) e o bastão de vidro quando atritado com a seda adquiriu um outro tipo de eletricidade (carga elétrica). ... “CARGAS ELÉTRICAS DE MESMO SINAL REPELEM-SE E DE SINAIS OPOSTOS ATRAEM-SE”.
A seda tem maior afinidade por elétrons do que o vidro, assim quando se esfrega um pedaço de seda num bastão de vidro, ambos inicialmente neutros, a seda rouba elétrons do bastão ficando com excesso de elétrons e com carga negativa (eletrizado negativamente), já o vidro fica com falta de elétrons, ou em outra visão, ...
Por exemplo, se uma barra de vidro for esfregada com um pano de seda, a barra fica carregada positivamente e a seda negativamente, porque o vidro está acima da seda, na série triboelétrica (ver figura 1.
Resposta: Porque ele adquire carga elétrica positiva ou negativa, dependendo do objeto que o eletrizou. Com isso esse corpo é capaz de atrair ou repelir outros objetos que o cercam. Processos que elétrica um corpo são chamados de Processos de Eletrização.
1) estas cargas são geradas pelo atrito entre o pano e o bastão. 2) o pano de terá cargas de um sinal e o basstão de vidro terá cargas de outro sinal. 3) Se a carga no pano não se manifesta é porque o pano entrou em equilíbrio.
Por exemplo, ao se atritar uma barra de vidro num pano de lã, elétrons passam do vidro para a lã. Em consequência, a barra de vidro adquire carga elétrica positiva (perde elétrons) e o pano de lã adquire carga elétrica negativa (recebe elétrons).
Quando esfregamos dois materiais, nesse caso a flanela e o copo de vidro, que no inicio estão neutros, e eles adquirem cargas elétricas opostas, dizemos que eles sofreram eletrização por atrito.
por que o numero de cargas positivas de uma,apos o atrito ,é igual ao de cargas negativas do outro. emodastrevas está aguardando sua ajuda.
Os corpos podem sofrer eletrização por três maneiras diferentes. São as seguintes: Atrito, onde há atrito entre um condutor e um isolante, por exemplo. Mas também por indução, onde necessita do material indutor, bem como do material induzido.
Quando um corpo eletrizado estiver com número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro,denomina-se eletrização. Existem vários processos para eletrizar um corpo, dentre os principais são: Eletrização por contato, Eletrização por atrito e Eletrização por indução.