São aqueles que expressam a igualdade entre o sujeito e o objeto da ação. Os pronomes reflexivos, embora também apontem para o sujeito da oração, exercem sempre a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto).
O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.
* Em algumas circunstâncias, os pronomes “nos, vos e se”, quando utilizados, denotam a ocorrência de que houve uma ação trocada entre os elementos do sujeito. Quando isso ocorre dizemos que os pronomes assumiram a condição de pronomes recíprocos.
Os pronomes oblíquos podem indicar uma ação reflexiva quando o referente do sujeito é o mesmo do objeto direto, objeto indireto ou adjunto adverbial. Observe o pronome oblíquo em destaque na oração abaixo: Eu me inscrevi na competição.
Os Pronomes Reflexivos (Reflexive Pronouns) são usados para indicar que a ação reflexiva recai sobre o próprio sujeito. Nesse caso, o pronome vem logo após o verbo e concorda com o sujeito. Estes pronomes se caracterizam pelas terminações self (no singular) e selves (no plural).
2) Função enfática: quando o pronome concorda com o sujeito, e se posiciona depois do sujeito ou do objeto. ... 3) Função idiomática: quando o pronome vem precedido da preposição by, indicando que o sujeito praticou a ação sem ajuda, sozinho.
Quais são os reflexive pronouns? Os pronomes reflexivos concordam em número e gênero com a pessoa. Eles são formados por my, your, him, her, it, our, your, them + self/selves. I cut myself.
Vale falar um pouco sobre o pronome ONE, que tem o reflexivo ONESELF. Em inglês, não existe a nossa palavra “se” usada como índice de indeterminação do sujeito. Então podemos usar ONE/ONESELF para indicar isso.
Yourself é para you no singular e yourselves é para you no plural.
Os pronomes reflexivos são utilizados para representar quando uma ação reflete sobre o próprio sujeito. Eles são marcados pelo uso da terminação 'self', quando estiver no singular, ou 'selves', quando o sujeito estiver no plural. Portanto, estes pronomes fazem concordância de número com o sujeito.
Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração....Porquê pode ser substituído por: