Para encontrar o grau de risco de uma empresa, você precisa saber qual o código CNAE. Caso você não saiba o CNAE de sua empresa, basta entrar no site da Receita Federal, inserir o CNPJ e assim, obtê-lo. Após descobrir o código, faça uma simples busca pelo código correspondente no quadro I da NR-04.
Doenças Ocupacionais – Quadro IV Em caso de doenças profissionais adquiridas no exercício da atividade, preencher o quadro da seguinte forma: a) tipo de doença – Denominação da doença. b) número absoluto de casos – Quantidade de empregados acometidos. c) setores de atividade dos portadores – Local de ocorrência.
Não há uma data máxima para o protocolo da GRTE dos quadros III, IV, V, VI da NR-04, pois desde o 23 de dezembro do 2014 isso mudou.
Tempo computado = dias perdidos + dias debitados. Dias perdidos = dias de afastamento do trabalho, em virtude de lesão pessoal. Dias debitados = dias que se debitam, por incapacidade permanente ou morte, para o cálculo do tempo computado. Números de acidentes = acidentes com ou sem perda de tempo acorrida no mês.
A taxa de freqüência é calculada usando a fórmula: Nº. de acidentes x 1.
Fórmula de cálculo: (Número total de horas de formação) dividido por (Número total de empregados)
Esse é um cálculo simples, no qual se divide o número de pessoas que foram ao treinamento pelo total de colaboradores: Taxa de adesão entre os colaboradores totais (%) = (número de pessoas que aderiram ao treinamento / total de colaboradores) x 100.
A essência do cálculo é simples: veja o retorno obtido, subtraia o valor aplicado e divida esse resultado pelo investimento inicial. Ou seja: ROI = (Retorno obtido – Investimento inicial) ÷ Investimento inicial. A parte mais difícil, no entanto, é calcular os componentes da equação.
10 principais indicadores de treinamento e desenvolvimento
14 KPIs de RH: os indicadores de sucesso da gestão de pessoas
Como avaliar a eficácia dos treinamentos?
1 – Ajuda a prever o desempenho dos colaboradores Como resultado, a avaliação pode ajudar a determinar se os colaboradores podem se beneficiar de materiais suplementares ou de ajuda de colegas / instrutores ao longo do curso.
Como fazer um LNT?
De forma prática, podemos dizer que o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) é o processo de identificar dificuldades, lacunas e oportunidades de crescimento do time.
Primeira Etapa: O Planejamento do treinamento corporativo
O manual de treinamento e desenvolvimento precisa ter informações do início até o final, para que seja base dentro da empresa. Portanto, cada detalhe é importante. Para começar a montá-lo é necessário ter em mente o que é um treinamento e como se dá este processo.
Principais benefícios de investir em treinamentos e desenvolvimento nas empresas
A realização de treinamentos é a chave para o sucesso de uma organização. Este tipo de atividade tem como objetivo promover a capacitação dos profissionais, fazendo com que eles estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa e desenvolvendo habilidades que atendam às expectativas da organização.
Os treinamentos contribuem para a redução de custos na organização em longo prazo. Isso acontece porque as capacitações proporcionam condições para que os erros e o retrabalho diminuam. Os colaboradores ficam mais habilitados para encontrarem as melhores soluções para os desafios do dia a dia.
Quando não existem iniciativas de treinamento, é comum que o colaborador tenha maiores dificuldades para entender como deve trabalhar e como atingir os seus objetivos. Isso geralmente “contamina” o espírito da equipe, o que com o passar do tempo leva ao êxodo de profissionais.