Uma auditoria da qualidade é uma ava- liação planejada, programada e documenta- da, executada por pessoal independente da área auditada, a fim de verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado, através da constatação de evidências objetivas e da iden- tificação de não-conformidades, servindo como mecanismo de ...
O Auditor de Qualidade é o profissional responsável por garantir a conformidade de produtos e processos internos de uma organização, atestando, através de levantamentos e relatórios precisos, sua eficácia.
Tipos de Auditoria Basicamente as auditorias podem ser divididas em duas formas, de acordo com sua execução: Externas: são aquelas executadas por outras organizações, tais como clientes ou empresas especializadas; Internas: são aquelas executadas pela própria organização.
Ou seja, uma auditoria interna para certificação da qualidade tem o objetivo de fornecer informações sobre o sistema de gestão da qualidade, preparando a empresa para a norma ISO 9001 e deixando indicações para a melhoria contínua dos processos.
O auditor precisa, primordialmente, de independência em relação ao objeto auditado, a fim de coletar dados consistentes e produzir análises imparciais para a consecução de pareceres objetivos e confiáveis.
7 Características do Auditor Interno Virtuoso
É importante que os auditores demonstrem comportamento profissional durante as auditorias, sendo:
A Auditoria consiste no exame cuidadoso, sistemático e independente de atividades, documentos, livros e registros, com o objetivo de obter um parecer técnico e apurado sobre diversos aspectos de uma organização.
Todo o relacionamento com o auditado deve ser desenvolvido tendo como princípio a humildade, sinceridade, honestidade, diálogo, cortesia e amabilidade.
- Padronizar os procedimentos de auditoria dos profissionais de uma mesma organização; - Evitar que sejam omitidos procedimentos importantes de auditoria; - Melhorar a qualidade dos serviços de auditoria.
Assim sendo, a execução de trabalhos de auditoria são atribuições privativas de contador devidamente habilitado não sendo permitido por lei a realização desses trabalhos por técnico em contabilidade nem qualquer outro profissional de nível superior.
É um trabalho que envolve muita observação, concentração e análise de documentos e informações. Geralmente, são os profissionais de Ciências Contábeis que estão mais preparados para trabalhar com auditoria. Contudo, aqueles da área administrativa ou finanças também podem fazer uma carreira de sucesso na área.
A Carreira Fiscal é uma das mais cobiçadas pois oferece boas remunerações e condições de trabalho. Para prestar estes concursos normalmente pede-se como escolaridade mínima a graduação de ensino superior em qualquer área. Podemos dividir em três categorias: o fiscal municipal, estadual e federal.
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior em qualquer curso de graduação. Jornada de trabalho: 40 (quarenta) horas semanais, conforme disposto no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.
Concurso Receita Federal: requisitos Requisito é possuir curso superior concluído, em nível de graduação. Para atuação nas áreas Geral ou Informática, é necessário ter curso superior concluído, em nível de graduação. Necessário ter somente o ensino médio completo.
Para um assistente administrativo, os cursos superiores mais indicado são o de Direito e o de Contabilidade. O curso de Direito dura 5 anos e o de Contabilidade dura 4 anos, sendo ambos do tipo bacharelado. O curso de Direito lida com a aplicação e cumprimento das leis e manter a sociedade de forma organizada.