Quando os sulfetos reagem com o gás oxigênio, em uma reação denominada de ustulação, o produto é o dióxido de enxofre, que pode estar acompanhado de um óxido ou de um metal puro. Como a platina é um metal nobre, quando o sulfeto de platina reage com o gás oxigênio, forma-se platina sólida pura.
Verificado por especialistas. H2SO4, mais conhecido como ácido sulfúrico, é um composto químico inorgânico muito utilizado na industria, até mesmo no refino do petróleo. Primeiramente, o enxofre sofre uma combustão, produzindo dióxido de enxofre: S + O2 = SO2.
Fórmula do ácido sulfúrico O ácido sulfúrico é composto por dois átomos de hidrogênio, um de enxofre e quatro de oxigênio, resultando na fórmula molecular H2SO4, e sua fórmula estrutural é tetraédrica.
Em uma reação e neutralização temos como reagentes ácidos e base e como produto teremos sal e água.
As reações de neutralização ocorrem quando juntamos um ácido e uma base, em que um irá neutralizar as propriedades do outro, formando sal e água como produtos. As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal.
Diluir uma solução significa adicionar a ela mais solvente, não alterando a massa do soluto. O princípio básico da diluição é que o número de mol do soluto é o mesmo na alíquota da solução concentrada e na solução diluída final.
Obs: Como medida de sugurança, principalmente quando se usa ácido concentrado ( p.e. ácido sulfúrico puro), não se deve adicionar água no ácido, mas sim o inverso. Quando em contato com a água, o ácido ioniza-se com alta liberação de calor, podendo atingir a temperatura de ebulição da água com projeção de líquido.