Na generalização de estímulos, um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, porém diferente. Freqüentemente, a generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.
1. Referir circunstanciadamente ou com todas as particularidades. 2. Fazer distinção ou menção especial de; nomear, distinguir, especializar.
A generalização, por sua vez, é o processo no qual determinado conteúdo dos textos-fonte é expresso no sumário por um elemento textual mais genérico ou abstrato. No contrário, tem-se a especificação.
verbo pronominal Tornar generalizado; fazer com que atinja o maior número de pessoas; diz-se das doenças que possuem a capacidade de se propagarem: a dengue se generalizou por toda cidade. Fazer com que fique maior; aumentar a extensão de alguma coisa: generalizar uma teoria. Etimologia (origem da palavra generalizar).
Esta falácia é o inverso da falácia Dicto Simpliciter ou falácia de acidente, e consiste em retirar uma conclusão geral da análise de uma situação particular ou de situações particulares que não são representativas de todos os casos possíveis.
A generalização consiste em atribuir a uma totalidade o que foi observado em um número limitado de indivíduos ou de casos singulares. Dá lugar ao genérico, isto é, a classes de objetos, a conceitos ou proposições que se referem ao caso médio, ao caso típico ou ao normal do gênero.