O controle integrado de pragas e vetores é um sistema que incorpora ações preventivas e corretivas, destinadas a impedir que gerem problemas significativos aos estabelecimentos. ... Visa minimizar o uso abusivo e indiscriminado de praguicidas.
O controle de pragas é importante para a indústria de alimentos porque previne as toxinfecções alimentares, pois as pragas são importantes transmissores de microrganismos patogênicos, causam sentimento de repulsa, e a sua presença nas indústrias e nos alimentos é associada à falta de higiene.
Através de um conceito novo: o “Controle Integrado de Pragas”, caracterizado como sendo um sistema que incorpora ações preventivas e corretivas sobre o ambiente urbano, ações estas destinadas a impedir que os vetores e as pragas urbanas possam gerar problemas significativos.
Qualquer tipo de ser vivo que pique, morda, infecte alimentos, danifique estruturas e cause todo tipo de desconforto aos seres humanos, incluindo os financeiros são considerados pragas. Dentre eles, existem as pragas que transmitem doenças, ou seja, são vetores de doenças.
Motivação das Pragas No âmbito religioso, a Bíblia diz que as pragas serviram para contrastar o poder do Deus de Israel com os deuses egípcios, invalidando-os. Associação de várias das pragas com julgamento sobre deuses específicos, associados ao rio Nilo, fertilidade e fenômenos naturais.
Pessoa que gosta de criar confusão; quem é malcriado e mal-humorado: aquele vizinho é uma peste.
"Plaga" (com L), significa "região, país". Ex.: Paulo sentia-se bem quando avistava sua plaga. "Praga" (com r), significa "imprecação de males contra alguém, maldição; abundância de coisas nocivas".
Segundo vários investigadores a análise destes sintomas (febre, dores de cabeça, arrepios, surgimento de bubos em várias zonas do corpo, naúseas, vômitos, diarreia, alucinações, insónia, delírio e coma) permitem o diagnóstico de peste justiniana.
A enfermidade surgiu no período inicial da Idade Média. Naquele momento era Justiniano I o imperador bizantino, que ficou no poder de 527 a 565. A peste provavelmente teve origem no Egito, passando depois pelo Oriente Médio até chegar à cidade de Constantinopla, capital do Império Bizantino, em 542 d.C.
A teoria mais aceita fala que a gripe espanhola surgiu em campos militares no interior dos Estados Unidos. A pesquisadora Christiane Maria Cruz de Sousa afirma que a gripe espanhola se espalhou em três ondas de contágio, entre março de 1918 e maio de 1919|1|.
541 d.C. – 750 d.C.
A doença em questão foi a primeira pandemia de gripe moderna, conhecida como gripe russa ou “La Grippe”. A enfermidade surgiu provavelmente em alguma parte do Império Russo em 1889 e logo se espalhou pelo mundo em ondas sucessivas.
O começo de tudo A doença surgiu em meados de abril no México e logo se espalhou para diversos países. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabeleceu o ápice no dia 11 de junho daquele mesmo ano.
Veja os principais aspectos e como surgiu a Influenza A/H1N1 H1N1 é um dos subtipos de influenza A que causam doenças em humanos e é responsável por epidemias sazonais. A primeira pandemia do vírus ocorreu entre 2009 e 2010 e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 207 países notificaram casos no período.
8 de fevereiro de 2006 O primeiro caso da doença é registrado na África, em aves dos Estados de Kano, Kaduna e Plateau, no norte da Nigéria.
Até agora, a gripe do frango matou 18 pessoas (13 no Vietnã e cinco na Tailândia) e focos do vírus foram encontrados em onze países, sendo dez deles na Ásia -o outro é os EUA.
Pandemia de 2009 pelo vírus H1N1 da influenza (gripe suína) A pandemia de influenza pelo vírus H1N1, em 2009, foi causada por uma cepa do vírus H1N1 da influenza A, que é geneticamente uma combinação dos vírus da influenza suína, aviária e humana. (Ver também Influenza.)
A gripe A, ou gripe suína como era reconhecida até 30 de abril de 2009, é causada pelo vírus Influenza tipo A/H1N1 modificado, denominado A/CALIFORNIA/04/2009. Esse, resultante da união de material genético de cepas da gripe humana, aviária e suina; extrapolou a barreira de espécies e passou a atingir seres humanos.
A gripe suína é uma doença infecciosa respiratória aguda, causada pelo vírus Influenza, do tipo A. Esse vírus possui variantes que acometem não somente os suínos, mas as aves (gripe aviária) e mesmo os seres humanos, causando o conhecido "quadro de gripe".