O infinitivo é usado na sua forma flexionada quando há um sujeito claramente definido, quando se pretende definir o sujeito através da desinência verbal e quando o sujeito da segunda oração é diferente do da primeira. Exemplos de uso do infinitivo pessoal: Por ele vir atrasado, decidimos ir sem ele.
O modo infinitivo é um modo impessoal. O modo impessoal, como o próprio nome diz, não carrega nenhuma marca de pessoa; ele não se conjuga. ... O infinitivo é como a identidade do verbo; é a forma sob a qual ele será encontrado classificado por ordem alfabética em um dicionário.
O modo indicativo é usado para transmitir um acontecimento certo e real. O modo indicativo é um dos modos verbais, juntamente com o modo subjuntivo e o modo imperativo. ... Os modos verbais indicam a posição do emissor ou agente face a ação verbal.
A Frase é um enunciado com sentido completo, ela se inicia com letra maiúscula e termina com um ponto, que pode ser o final, de exclamação ou interrogação, a depender do sentido que você quer dar.
Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Vejamos alguns exemplos de verbos no modo imperativo para ficar mais claro o conceito deste modo verbal. Exemplos: Vamos, corram!
O modo imperativo é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, um pedido, alerta, conselho, orientação, súplica ou sugestão. Possui duas formas distintas: a positiva e a negativa. No imperativo, não existe a primeira pessoa do singular (eu), e os pronomes pessoais podem ser posicionados após os verbos.