Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).
Autoclave (vapor saturado sob pressão) Indicada para a esterilização de instrumentos de plástico, termoplástico, borracha, fibra, tecido, acrílico e aço.
Baseado em um processo de difusão de gás, o óxido de etileno (EO ou ETO) é capaz de esterilizar e eliminar microrganismos viáveis dos produtos. A esterilização ocorre quando uma molécula de gás de EO reage e destrói o DNA microbiano.
A esterilização por calor seco é realizada por condução. O calor é absorvido pela superfície externa do item e passa para o centro do item, camada por camada. Todo o item acabará por atingir a temperatura necessária para a esterilização. O calor seco faz a maior parte do dano oxidando as moléculas.
O processo consiste em manter o material contaminado (previamente lavado e embalado) a uma temperatura elevada, por meio do contato com vapor de água sob pressão, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.
75 à 90 min
121ºC
A temperatura adequada para garantir a esterilização eficaz é de 170ºC por 1 hora ou 160ºC por 2 horas. Outro detalhe importante é que a estufa não deve, de forma alguma, ser aberta durante o processo de esterilização. Quando isso acontece, a assepsia dos instrumentos é interrompida.
a Estufa, na Prática, Ainda é o Método de Escolha para Esterilização de Instrumentais Metálicos Utilizados em Odontologia.
O uso do papel kraft como embalagem para esterilização é proibido pela Anvisa, segundo a RDC15/2002. Além de apresentar inconstância na gramatura, microfuros, não suportar umidade e ter efeito memória, o material contém amido, corante e produtos tóxicos.
R.: São aceitos a autoclave e as estufas – estas, apenas para algumas situações específicas. São proibidos o equipamento à base de radiação ultravioleta e os ebulidores de água como métodos de esterilização. Todos os instrumentais devem passar pelo processo de descontaminação e lavagem antes de serem esterilizados.
A embalagem correta para estufa são caixas metálicas fechadas individualizadas para cada paciente/cliente e não o papel alumínio. Embora seja compatível com o processo de esterilização a seco, não fornece barreira. Como é frágil, pode ser facilmente rompido e o material se contamina.
Como você já deixou a estufa ligada durante a higienização, agora ela já deve ter atingido a temperatura correta de 170ºC, ou seja, perfeita para colocar os instrumentos. Feche o aparelho e aguarde completar o ciclo de esterilização, que dura 1 hora. Durante este tempo a tampa da esterilizadora não pode ser aberta.
Não sobrecarregue a autoclave. Usar apenas dois terços da capacidade do aparelho em cada ciclo de esterilização....
6° Antes de ligar a estufa verificar a voltagem da rede elétrica se está compativel com o equipamento ajustando através do seletor de votlagem a mais adequada, após isso ligar a chave e girar o termostato no sentido horário e regular a temperatura desejada ( ideal 170° / 1hr ou 160° /2hrs), feito a regulagem da ...
Os instrumentos a serem esterelizados devem permanecer a uma temperatura de 170ºC por 1 (uma) hora ou 160ºC por 2 (duas) horas, acondicionados em caixa metálica fechada ou embrulhados em papel laminado.
150,00
Os salões de beleza não podem mais recorrer a estufas, fornos elétricos e equipamentos à base de radiação ultravioleta para esterilizar espátulas e alicates.
O profissional deve: • Lavar as mãos antes de atender cada cliente; • Perguntar ao cliente se possui alguma alergia aos produtos que vai utilizar; • Manter as escovas e pentes em recipientes limpos e organizados; • Usar lâminas novas a cada cliente e descartá-las após o uso. Usar luvas ao fazer uso de química.
A população pode ajudar a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública pelo Disque-denúncia (65) 3616–9614, que atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Nos demais horários, finais de semana e feriado, as denúncias devem ser feitas pelo 190.