22 de agosto de 1642 – 3 de setembro de 1651
O puritanismo designa uma concepção da fé cristã desenvolvida na Inglaterra por uma comunidade de protestantes radicais depois da Reforma. Segundo o pensador francês Alexis de Tocqueville, em seu livro A Democracia na América, trata-se tanto de uma teoria política como de uma doutrina religiosa.
Os puritanos viam a si mesmos como uma espécie de "povo escolhido", vendo uma semelhança entre aquilo que eles experimentavam e o que o povo hebreu, como descrito no Antigo Testamento, tinham experimentado.
Os Escavadores, autodeclarados Verdadeiros Niveladores, foram um grupo de radicais protestantes da Inglaterra liderado por Gerrard Winstanley. Eram formados por 50 homens que reuniram-se na Colina de São Jorge perto de Oatlands, em Surrey.
Os cavadores se espelhavam em Jesus Cristo, que, diziam eles, esteve sempre ao lado dos mais pobres. A força desses movimentos populares amedrontou o Parlamento, que decidiu destituir Ricardo Cromwell e restaurar a monarquia. Em 1660, com Carlos II, filho do rei decapitado, a dinastia Stuart voltou ao poder.
Resposta. Resposta: Os niveladores (levellers) e os cavadores (diggers ou true levellers) eram grupos radicais da revolução inglesa, que atuaram primeiro ao lado do Parlamento contra o absolutismo de Carlos I, e depois em confronto com os elementos moderados da revolução e contra Cromwell.
A Revolução Puritana e a Guerra Civil, de 1640 a 1649; A República de Oliver Cromwell, de 1649 a 1658; A Restauração da dinastia Stuart, com os reis Charles II e Jaime II, de 1660 a 1688; A Revolução Gloriosa, que encerrou o reinado de Jaime II e instituiu a Monarquia Parlamentarista.