Por conta disto a região foi fortemente afetada pelo agronegócio, a plantação de um único ou poucos gêneros agrícolas para a exportação, e pela criação de gado, que precisa de pasto.
No Brasil, país que abriga a maior área úmida continental do planeta – o Pantanal –, as principais ameaças a esse importante ecossistema estão relacionadas à perda de cobertura vegetal para a produção de agricultura e pecuária na região, a instalação de barragens para geração hidrelétrica e o assoreamento e a poluição ...
Também chamado de “reino das águas”, esse imenso reservatório de água doce é muito importante para o suprimento de água, a estabilização do clima e a conservação do solo. O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta.
A flora do Pantanal é constituída por plantas migradas do Cerrado, da Amazônia (por exemplo, camalote-da-meia-noite e vitória-régia), do Chaco e da Mata Atlântica, ocorrendo raras espécies exclusivas (endêmicas) do Pantanal. ... As plantas aquáticas são importantes ambientes para a fauna aquática.
Pampa é um bioma localizado no extremo Sul do país. Ele se caracteriza por apresentar um relevo pouco acidentado, e sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte, como o capim-forquilha, o trevo-nativo e o algarrobo.
Os pampas são o lar de quase 500 espécies de aves e mais de 100 tipos de mamíferos terrestres. Várias delas são endêmicas e ameaçadas de extinção. ... A principal atividade econômica das populações que coexistem junto ao pampa é a pecuária com manejo do campo nativo, que ocorre justamente na área dos campos.