Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.
As seis variáveis básicas, tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade, constituem os principais componentes no estudo da Administração das empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: Cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes.
TGA é o estudo da administração de uma maneira geral. ... Quando estudamos todo um programa de TGA, conhecemos informações que, tratadas de maneira conjunta, podem auxiliar no processo de gestão. Detalhando uma análise dessas variáveis, levemos em conta uma organização qualquer.
Com isso, o estudo de TGA para os discentes é de suma importância, pois nele há informações que podem ser de grande proveito para orientações sobre como atuar nas organizações, ou seja, algo que o contador deve dominar para obter sucesso profissional.
As teorias abordadas na disciplina Teoria Geral da Administração (TGA) tratam sobre as diversas formas em que a administração foi sendo implementada nas organizações. ... Administrar é aplicar o conhecimento à ação, desse modo se faz necessário um bom embasamento teórico para aplicar esse conhecimento à prática.
As quatro funções do administrador pelo modelo PODC são:
As funções do administrador são: Planejamento, organização, direção e controle....
A teoria neoclássica da administração é o tema dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração.
Segundo Maximiano, (2007), as teorias administrativas são conhecimentos organizados e produzidos pela experiência prática das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras, feitas para formatar o que se verifica como realidade.
Behaviorismo é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos.
No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.
1 Ato ou efeito de condicionar. 2 Subordinação dos desejos ou aspirações do ser humano a determinados preceitos sociais, morais, religiosos, ideológicos etc. 3 Conjunto das circunstâncias em que ocorre um fato.