Pelo app Carteira de Trabalho Digital:
Resposta: Não. Se optar pelo saque-aniversário, o trabalhador só perde o direito ao resgate do dinheiro do FGTS em caso de demissão, mas continua tendo direito ao saque para compra da casa própria, aposentadoria, doenças graves e demais casos previstos em lei, inclusive o saque emergencial.
Se optar pelo saque-aniversário, o trabalhador só perde o direito ao resgate do dinheiro do FGTS em caso de demissão, mas continua tendo direito ao saque para compra da casa própria, aposentadoria, doenças graves e demais casos previstos em lei, inclusive o saque emergencial.
O contribuinte que optar pelo saque-aniversário não poderá retirar o saldo total da conta no caso de demissão sem justa causa. Isso significa que, se você for demitido, não terá acesso aos valores do FGTS, como normalmente aconteceria.
Em vigor desde o dia 1º de abril de 2020, terão direito ao saque-aniversário quem possuir contas ativas (emprego atual) ou inativas (empregos antigos). o Saque pode ser feito anualmente, no mês de aniversário do beneficiário. Quem aderiu ao saque poderá retirar uma porcentagem do valor do Fundo.
Calendário do saque-aniversário 2020
Sim. A adesão ao saque-aniversário permite o resgate de parte do Fundo todo ano, mas tem a desvantagem de impedir o saque integral do FGTS no caso de demissão sem justa causa. Por isso, é preciso avaliar bem se deseja aderir às novas regras.
O saque-aniversário é uma modalidade nova, anunciada no ano de 2019. Para esse tipo de saque, o trabalhador deve realizar a adesão, pelo aplicativo ou na agência. ... Sendo assim, o trabalhador irá receber somente a multa de 40%. Por isso, esse tipo de saque não é considerado vantajoso para os brasileiros.
O PIS e o FGTS não possuem uma relação direta, são direitos sociais dos trabalhadores devidamente registrados. ... Hoje, o número do PIS funciona como uma identificação única do trabalhador, um número que o trabalhador carrega para todos os contratos de trabalho.
O saque-aniversário é uma alternativa ao saque por rescisão do contrato de trabalho, que permitirá a retirada de parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. Para ter direito ao saque-aniversário, é necessário optar por essa modalidade.
São dois pagamentos no FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e três no PIS. O PIS (abono salarial) será pago para quem trabalhou com carteira assinada em 2018. ... Os outros dois se referem ao FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Podem obter este benefício os trabalhadores que tenham registro da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) por, pelo menos, 30 dias no ano anterior ao de concessão do recurso, além de precisar receber, no máximo, dois salários mínimos e estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
É preciso também estar inscrito no programa há, no mínimo, 5 anos para ter direito. - Não muda nada sobre o abono e as pessoas vão ter direito a todo os abonos. Já os recursos que estão no Fundo para pagamento de cotas do PIS serão transferidos para o FGTS.
Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.
Saque
Clique em “Consulte seu Pasep”; Insira informações como número de inscrição do benefício ou CPF e data de nascimento; Peça a transferência bancária no valor do abono por TED, de acordo com o calendário de pagamento estabelecido pelo governo, para qualquer conta bancária que você seja titular.
Como sacar o retroativo PIS/PASEP Se você possuir saldos até R$ 3 mil no PIS poderá retirar o dinheiro usando o Cartão Cidadão e a senha nas Casas Lotéricas, Caixa Aqui e terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal.