Os shafts, também chamados de mocheta ou dutos, são aberturas verticais para a passagem de tubulações, sobretudo para instalações hidrossanitárias e elétricas. A ideia é que ele sirva de fechamento para essas instalações e possibilite futuras inspeções.
Basicamente, o shaft é uma abertura vertical na alvenaria por onde passam as instalações essenciais em qualquer construção, isto é, tubulações hidráulicas, elétricas ou até mesmo de ar condicionado.
É bastante comum que, para a construção do shaft, sejam perfuradas as lajes, com o intuito de dar passagem para a tubulação. Isso deve ser bem estudado antes de realizado, porque normalmente os furos são feitos em posições errôneas durante a obra, necessitando ser refeitos.
Neste caso, nós não recomendamos que você realize a perfuração do teto. Pois, ao fazer isso, você comprometerá a estrutura e integridade do imóvel. Lembramos também que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia.
Derrubar ou levantar paredes de apartamento é um tema complicado até para quem é proprietário. ... A furação de paredes para afixar suportes ou quadros, por exemplo, é permitida desde que – ao desocupar o imóvel – elas sejam reparadas, as deixando da forma que recebeu o imóvel.
Não é indicado fazer furos ou alterações em alvenaria estrutural, sendo necessário observar limitações do projeto, em alvenaria estrutural existem áreas da parede em que passam ferragem e encontrar algumas delas não seria muito bom para a estrutura.
A maneira mais garantida de furar com segurança é olhando o mapa/planta da sua casa ou apartamento, que localiza todas essas estruturas. Mas, em muitos casos esse documento nem existe, aí fica difícil saber. Existem também scanners de parede, que indicam se tem algo ali, mas geralmente custam bem caro.
Para não ter erro, você pode marcar na parede o local do furo e, na broca, o limite do furo (para que não entre muito na parede). O limite do furo é sempre o tamanho da bucha que você quer usar. “Além disso, é importante sempre furar bem devagar para não correr o risco de acertar os canos.
7 dicas para detectar canos na parede antes de furar
Outra forma de identificar vazamento no cano é fechando todas as torneiras do imóvel e verificando se o registro ainda faz algum tipo de medição. Se isso acontecer, muito provavelmente há um vazamento....São eles:
Instruções para utilização: Furar a parede com broca 1/2 ou 13mm e passar o tubo pela parede, colocar a canopla e a porca dando o aperto necessário. Colocar a mangueira do fogão e do botijão, prendendo com as abraçadeiras.
O segundo ponto que devemos ficar atentos é em relação ao tipo de broca a ser usada, portanto devemos nos preocupar sempre em utilizar a broca correta, que nesta situação devemos usar uma broca de vídea.
Para os buracos na parede geralmente costuma-se usar uma furadeira. Devemos escolher a broca mais apropriada em função da superfície e do material que temos que furar. É necessário segurar forte a furadeira. Quando já houvermos selecionado a broca, devemos adaptar a velocidade ao tipo de superfície.
Marque a na parede o local do furo e, na broca, o limite do furo. Desse modo, você evitará que ele entre muito na parede. Não tenha presa para furar, faça devagar para evitar acidentes. E para reduzir a sujeira do local, posicione um pote ou uma lona abaixo do furo.
Dicas importantes
Na maioria das vezes você só precisa dar um leve puxão em um parafuso para retirar a madeira da serra. Descarte a ficha de madeira com os parafusos em anexo. Limpe os restos de madeira de dentro de sua serra copo para a sua utilização em seu projeto seguinte.
Com prego e martelo, o plástico quebra antes de furar. O ideal é mesmo usar a furadeira. Use brocas de aço rápido (para madeira ou metal) e coloque a furadeira em baixa velocidade procurando também não colocar muita pressão para não quebrar o plástico. Para vasos de metal, ou latinhas, é simples.
Usar proteção adequada, luvas e óculos de proteção. Depois que marcar o locar, usar uma broca com menor diâmetro para servir de guia. Encaixar o serra copo no suporte e depois ambos na furadeira. Realizar a furação respeitando o tipo de material e indicação de RPM.
Serra Copo Diamantada