O problema de Jonas era a ira que guardava em seu coração contra a cidade de Nínive. Ele considerava injusta a pregação àquele povo. O profeta Naum descreve o cenário de Nínive: "Ai da cidade sanguinária, toda cheia de mentiras e de roubo e que não solta a sua presa" (Na 3.
Ele nos chama para uma missão no seu reino, mas as vezes nos afastamos Dele e procuramos seguir nosso próprio caminho. Quando isso acontece o Senhor permite passarmos alguma situação para entendermos o seu chamado. Esta é uma das lições ensinadas aqui no livro de Jonas.
Jonas é o único dos Doze Profetas Menores a ser mencionado pelo nome no Alcorão. Nas Suratas 21:87 e 68:48, Jonas é chamado Dhul-Nūn (em árabe: ذُو ٱلنُّوْن; significa "Aquele que é o Peixe"). Em 4:163 e 6:86, ele é referido como "um apóstolo de Alá".
Enquanto os profetas ameaçam as nações pagãs, o livro de Jonas relata a conversão dos ninivitas e anuncia a misericórdia a esse que foi um dos povos mais odiados por Israel. Os profetas estão solidamente enraizados na situação político-social; Jonas parece estar solto no ar.
Contexto histórico do Livro de Jonas O personagem Jonas filho de Amati é relacionado na Bíblia na primei- ra vez em 2Rs 14,25, passagem que o situa no reinado do rei Jeroboão II, que governou o Reino do Norte no século VIII a.C., ou seja, muito tempo antes da provável redação da novela que leva seu nome.
Por que o Livro de Jonas termina com uma pergunta? ... Jonas ficara tão magoado com a longanimidade de Deus para com estes habitantes que preferira morrer. E o Senhor, na sua infinita misericórdia, deu um pequeno exemplo de vida a Jonas, para que este entendesse o que é o amor de Deus pela criatura.
2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação ? R: Lamentações, Jonas e Naum.
Muitos dizem que era por que ele estava com medo de morrer, os ninivitas tinham fama de crueldade, utilizando métodos bárbaros de execução de prisioneiros, entre esses métodos o mais comum era o empalamento, onde o condenado era fincado em uma estaca que traspassava o corpo, desde o anus até a boca.
Ninive: Significado “da cidade de Nínive”; “bela, adorável”. A origem do nome Nínive ou Ninive (sem acento) é desconhecida. ... Pelo fato de essa cidade ter sido dedicada à deusa suméria Ishtar, deusa da fertilidade, há fontes que associam o seu significado aos atributos inerentes às deusas, tais como “bela, adorável”.
Nínive era a florescente capital do império Assírio (2Reis 19:36); e foi, ostensivamente, a casa do Rei Senaqueribe, Rei da Assíria, durante o reinado bíblico do rei Ezequias e da carreira profética de Isaías. ... O livro do profeta Naum é quase exclusivamente uma coleta de denúncias e profecias contra essa cidade.
Os assírios travavam muitas guerras e Nínive era uma cidade de constante derramamento de sangue. Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os guerreiros capturados, muitos dos quais eram cegados para que não fugissem.
capital do império assírio. ... Nínive é também citada como a capital da Assíria a qual retirou-se o rei Senaqueribe após constatar que seu exército fora dizimado durante o cerco de Jerusalém no tempo do rei Ezequias, rei de Judá, e do profeta Isaías (II Reis 19:36; Isa. 37:37).
Os ninivitas adoravam o deus-peixe Dagon, que na sua mitologia era parte humano e parte peixe. Eles acreditavam que ele havia saído do mar e fundado sua nação – a Assíria, e que esse deus enviava mensageiros do mar de tempos em tempos.
Em 539 a.C. Ciro invadiu a Babilónia. ... As forças da Babilónia foram derrotadas na batalha de Ópis. Nabonido fugiu para Borsipa, e em 12 de outubro, após os engenheiros de Ciro terem conseguido desviar as águas do rio Eufrates, «os soldados de Ciro entraram em Babilónia sem lutar».
Nínive (atual Mosul, no Iraque) foi uma das maiores e mais antigas cidades da antiguidade. A área foi colonizada em 6000 a.C e, em 3000, tornou-se um importante centro religioso para a adoração da deusa Ishtar.
612 a.C.
Iraque
Reino de Ninrode O trecho de Gênesis 10:11 relata como Ninrode fundou Nínive, Reobote-Ir, Calá (Ninrude) e Resem. Se, realmente, ele foi uma personagem histórica, então floresceu em cerca de 2 450 a.C..
Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque. Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10).
Amitai(em hebraico:אֲמִתַּי), um personagem bíblico, foi o pai de Jonas, o profeta. Também foi nativo de Gate-Hefer. ... Ele tambem era profeta.
Diz a Bíblia que Nabucodonosor, após mandar matar os judeus numa fornalha, enlouqueceu e morreu crendo que era um lobo. A Babilônia se localizava onde hoje está o Iraque, de tal sorte que os sítios arqueológicos padecem com guerras. Você viu como é interessante conhecer a história do famoso Império Babilônico?
(em babilônio: Bâb-ilim ou Babil, 'porta de Deus'), uma das cidades mais importantes da Antigüidade, cuja localização é assinalada, atualmente, por uma região de ruínas a leste do rio Eufrates, a 90 km ao sul de Bagdá, no Iraque.
Segundo relata o Cilindro de Ciro, na origem da queda da Babilónia esteve uma ordem dada pelo deus Marduk ao imperador persa no sentido de conquis- tar a cidade. O deus tutelar da Babilónia pretendia punir o rei Nabónido pelo seu desrespeito pelo culto.
Designa uma grande confusão, desordem e baderna.
Babilônia significa "Porta de Deus", os judeus, no entanto, dizem que é um termo de origem hebraica, que significa "grande confusão", e inclusive aparece na Bíblia. Babilônia foi um império, que fez história, principalmente com a figura do Rei Nabucodonosor, e teve um papel fundamental na história da Mesopotâmia.
Ciro II (Kuruš em persa antigo), mais conhecido como Ciro, o grande, foi rei e fundador do Império Aquemênida, que reinou entre 559 e 530 a.C., ano em que morreu em batalha com os Masságetas. ... Ciro finalmente se tornaria rei dos persas, até então um povo tributário dos medos.
"Bel proteja o rei") foi o último rei da Babilônia. Ele era o filho mais velho de Nabonido. A Lista de reis da Babilônia menciona Belsazar como rei da Babilônia, sendo o co-regente de Nabonido, que reinou por dezessete anos.
Os principais reis persas,foram:Ciro II (O grande), Cambises II, Dario I, Xerxes I, Artaxerxes I Longímano, Xerxes II, Dario II Oco, Artaxerxes II Mnêmon, Artaxerxes III Oco, Arses, Dario III Codomano.