O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.
Número Atômico e Número de Massa
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
São dezoito Grupos (A e B), sendo que as famílias mais conhecidas são do Grupo A, também chamados de elementos representativos: Família 1A: Metais Alcalinos (lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio). Família 2A: Metais Alcalino-Terrosos (berílio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário e rádio).
As colunas são tipicamente consideradas os campos da tabela, e caracterizam os tipos de dados que deverão constar na tabela (numéricos, alfa-numéricos, datas, coordenadas, etc).
As planilhas do Excel constituem a área de edição do documento. Uma planilha é o conjunto de linhas e colunas que a formam. As intercessões de linhas e colunas formam as células, que são os campos a serem preenchidos com números, textos ou fórmulas para cálculos.
Em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, siga um destes procedimentos:
Veja como copiar e colar uma fórmula:
Mantenha pressionada a tecla OPTION e arraste as linhas ou colunas para outro local. Mantenha a tecla SHIFT pressionada e arraste sua linha ou coluna entre linhas ou colunas existentes. O Excel cria espaço para a nova linha ou coluna.
Ativar o preenchimento automático
Para as fórmulas simples, basta digitar o sinal de igual seguido pelos valores numéricos que você deseja calcular e os operadores matemáticos que deseja usar: o sinal de adição (+) para adicionar, o sinal de subtração (-) para subtrair, o asterisco (*) para multiplicar e a barra (/) para dividir.