A Andragogia, definida por Malcolm Knowles, no século XX, é uma ciência antiga que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. ... Essa ciência tem por objetivo ajudar no desenvolvimento e possui características específicas.
Andragogia (do grego: andros - adulto e gogos - educar), é um caminho educacional que busca compreender o adulto. ... Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de aprendizagem ao se envolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal e profissional.
Em sua aplicação no ambiente corporativo, pode-se chamar esse método de Andragogia Empresarial – onde o colaborador se torna responsável por seu aprendizado e o instrutor assume o papel de facilitador desse objetivo.
Quais as características que motiva essa prática pedagógica? ... A motivação para aprender é maior se for interna (necessidade individual), e se o conteúdo a ser aprendido ser de aplicação imediata. Os adultos trazem uma bagagem de experiências que podem contribuir para sua própria aprendizagem.
A Tendência Liberal Tecnicista é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. ... É crítica, questiona as relações do homem no seu meio, visa levar professores e alunos a atingirem um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
Resposta. Qual é a ação essencial quando pensamos nas adaptações à educação inclusiva? Flexibilização.
Uma característica importante da pedagogia crítico-social defende, com muita determinação, que o papel da escola é a formação cultural, de difusão do conhecimento científico. ... Formula princípios e orientações para a conversão do saber cientificam em saber escolar.
A pedagogia crítico social dos conteúdos faz parte da tendência progressista, e, no âmbito escolar, visa preparar o aluno por meio da aquisição de conteúdos e de sua socialização para uma participação ativa no mundo adulto, diante das contradições da sociedade.
Como as outras tendências progressistas, a Crítico-social dos conteúdos também está preocupada com a função transformadora da educação em relação à sociedade, sem, com isso, negligenciar o processo de construção do conhecimento fundamentado nos conteúdos acumulados pela humanidade.
A escola é o meio social em que alunos e professores interagem na construção do saber. ... Portanto, para cumprir sua função social, a escola precisa considerar as práticas culturais, sociais, políticas e econômicas, entre outras, que perpassam nossa sociedade.