Mecanismo de ação A ação broncodilatadora dos β2-agonistas se dá através da ativação do receptor β2-adrenérgico (Rβ2A) acoplado à proteína G na superfície celular. A ativa- ção desse receptor leva ao aumento da atividade da adenilciclase, enzima que catalisa a conversão do ATP em AMPc.
Lamotrigina é uma droga antiepilética indicada como adjuvante ou em monoterapia para o tratamento de crises convulsivas parciais e crises generalizadas, incluindo crises tônico-clônicas.
Significado de xantina Substância nitrogenada cristalina existente na maioria dos tecidos e fluidos orgânicos e em certas plantas (chá, café).
Farmacologia. As xantinas têm dois mecanismos de acção distintos. Inibem os receptores da adenosina e a enzima fosfodiesterase, aumentando os mediadores intracelulares cAMP e cGMP (por ela degradados).
Salbutamol é um broncodilatador, ou seja, relaxam a musculatura dos brônquios (pequenos tubos que formam o pulmão), aumentando o seu diâmetro interno e facilitando a passagem de ar. É um medicamentos importante na crise de asma, cuja inflamação leva a um estreitamente importante dos brônquios.
Os corticoides atuam como anti-inflamatório através da interação com os GR que se encontram no citoplasma das células e que após ativação migram para o núcleo da célula onde intervêm com a maquinária de transcição junto ao DNA, recrutam enzimas especializadas na acetilação e remodelamento da cromatina, e na geração ou ...
Os broncodilatadores de longa duração são usados para fornecer controle da asma. Ele só deve ser usado em conjunto com esteroides para controle em longo prazo dos sintomas da asma. Os broncodilatadores de ação prolongada são usados duas vezes por dia.
Existem dois grandes grupos de medicamentos usados na asma; os que são utilizados para resgate de crises e os utilizados para controle da doença. Os broncodilatadores são utilizados para reversão da crise asmática, pois possuem efeito rápido, relaxando os músculos dos brônquios, melhorando a passagem do ar.
Acompanhar o médico e/ou enfermeiro durante as visitas domiciliares. Verificar se o paciente está usando corretamente a medicação, e se for criança, se tem a supervisão do adulto responsável. Verificar se o paciente/ familiar /cuidador sabe reconhecer os sintomas de asma, os fatores desencadeantes e como evitá-los.
A maioria dos pacientes com asma é tratada com dois tipos de medicação: (1) medicação chamada controladora ou de manutenção que serve para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma e, (2) medicação de alívio ou de resgate que serve para aliviar os sintomas quando houver piora da asma.
O que fazer para aliviar a crise de asma
8 maneiras de controlar a asma