O CPC 23 estabelece obrigatoriedade por parte da entidade de adotar uma política contábil uniforme nas transações semelhantes, outros eventos e condições, a menos que outra norma contábil especificamente exija ou permita a classificação de itens para os quais possam ser aplicadas diferentes políticas – nesse caso, ...
Quando for difícil distinguir uma mudança na política contábil de uma mudança na estimativa contábil, a mudança é tratada como mudança na estimativa contábil. ... A mudança em uma estimativa contábil pode afetar apenas os resultados do período corrente ou os resultados tanto do período corrente como de períodos futuros.
Políticas contábeis são os princípios, as bases, as convenções, as regras e as práticas específicas aplicados pela entidade na elaboração e na apresentação de demonstrações contábeis. ... estava disponível quando da autorização para divulgação das demonstrações contábeis desses períodos; e.
Não é considerada mudança de estimativas contábeis, segundo o CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudanças de Estimativa e Retificação de Erro aquelas decorrentes de alteração: No valor residual e/ou método de depreciação de ativos imobilizados. ... No valor justo de ativos financeiros ou passivos financeiros.
Mudança na estimativa contábil é um ajuste nos saldos contábeis de ativo ou de passivo, ou nos montantes relativos ao consumo periódico de ativo, que decorre da avaliação da situação atual e das obrigações e dos benefícios futuros esperados associados aos ativos e passivos.
Como ajustes de exercícios (períodos) anteriores serão consideradas apenas as regularizações decorrentes de efeitos de mudança de critério contábil, ou de retificação de erro imputável a determinado período anterior, e que não possam ser atribuídas a fatos subsequentes.
No meio desse fluxo de informações existem as afirmações de auditoria, que se tratam de afirmações essencialmente previstas e vinculadas à administração, as quais o auditor irá testar, considerandotais afirmações para que, transformando-as em conjecturas (questionando- as), aplique testes e colete evidências para ...
Os principais objetivos na auditoria de contas a receber são: verificação de propriedade; existência real e exatidão de valores; determinação da rentabilidade da cobrança; e descoberta de quaisquer ônus referentes às contas a receber e determinação da melhor forma de apresentação das demonstrações financeiras.
O Risco Inerente é a probabilidade de ocorrerem deficiências com materialidade nas demonstrações financeiras ou nos saldos das contas, sem contar com o sistema de controle instituído na empresa, é o risco que deriva das características da própria empresa.