Toda urina contém quantidades mínimas de hemácias. Para ser considerado hematúria, a maioria dos laboratórios usa como referência a existência de mais de 10.
As infecções do sistema urinário são as principais causas do aumento de leucócitos na urina, o que indica que o sistema imune está tentando combater uma infecção por fungo, bactéria ou parasitas.
O tratamento para a hemoglobina na urina depende da causa e deve ser orientada por um urologista. Durante o tratamento pode ser necessário o uso de remédios como antibióticos ou antianêmicos ou a aplicação de sonda vesical.
Anisocitose é o termo que se dá quando o RDW se encontra aumentado, podendo ser visto no esfregaço sanguíneo uma grande variação de tamanho entre as hemácias.
A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.
Conforme já dito, quando a quantidade de glóbulos vermelhos está reduzida, a oferta de oxigênio para os tecidos fica comprometida. Como o oxigênio é um combustível essencial para as células, a redução do mesmo provoca sintomas de falta de energia, tais como cansaço, fraqueza, falta de ânimo e comportamento lentificado.
7 principais causas de anemia
Diagnóstico. O diagnóstico de anemia é feito quando os valores da hemoglobina e do hematócrito estão abaixo dos seguintes valores de referência: Hematócrito normal: 41% a 54% nos homens ou 35% a 47% nas mulheres. Hemoglobina normal: 13 a 17 g/dL nos homens ou 12 a 16 g/dL nas mulheres.
A hemoglobina baixa causa palidez cutânea, descoramento das mucosas, redução dos níveis de oxigênio nos órgãos do corpo levando ao cansaço fácil e falta de ar na realização de atividades físicas, até mesmo nas rotinas do dia-a-dia.
Valores de referência da hemoglobina Crianças de 6 a 12 anos: 11,5 a 15,5 g/dL; Homens: 14 a 18 g/dL; Mulheres: 12 a 16 g/dL; Grávidas: 11 g/dL.
Quando o hematócrito está baixo, é indicativo de que há diminuição da quantidade de hemácias, ou mais frequentemente, de hemoglobina no sangue, como ocorre na anemia ferropriva por exemplo.