Pomadas para pêlo encravado
Importante salientar que enquanto houver inflamação a área não deve ser raspada. Em alguns casos o a inflamação se deve a bactérias presentes na água. Neste caso o local apresenta erupções vermelhas e coça, podendo surgir posteriormente bolhas de pus.
Tratamento tópico é realizado com pomadas de antibiótico (neomicina, mupirocina, ou gentamicina). Tratamento sistêmico, com antibióticos: eritromicina na dose de 40 mg/kg/dia, dividida de seis em seis horas; tetraciclina - adultos 2 g por dia; e cefalexina - 30-50 mg/kg/dia fracionada de seis em seis horas.
Como tratar: A foliculite nas pernas deve ser tratada por meio da limpeza da pele com água morna e sabão neutro, mas também pode ser recomendado pelo dermatologista o uso de pomadas antibióticas durante 7 a 10 dias para combater a causa da foliculite.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de foliculite são:
7 tratamentos para a foliculite profunda
“O tratamento vai depender de cada caso e da intensidade da foliculite, o que normalmente recomendamos é o uso de sabonetes específicos para a área, bem como pomada com antibiótico. Alguns casos necessitam de antibiótico por via oral”, concluiu.
Tipos de foliculite superficial
Não deve-se espremer nunca o pontinho da foliculite. Não adianta apertar que não vai sair nada. A foliculite não é algo “maduro” pra você estourar. Você pode fazer o ressecamento deles para o fechamento do folículo, como fazemos aqui no espaço Tez (até de maneira vegana).
Para fazer uma compressa quente, basta molhar um pano limpo com água quente, torcer para retirar o excesso e pressionar no local do pelo. A água quente ajuda a abrir os poros para o pelo sair, em particular se ele estiver bem próximo à superfície.