O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas.
As tirinhas geralmente tem finalidade de refletir sobre algum tema social usando a ferramenta do humor, através de ilustrações e usando a linguagem verbal e não-verbal . Espero ter ajudado!
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ's), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.
Utilizadas na prova para medir a capacidade de interpretação e de compreensão do texto pelos estudantes, a tirinha é um gênero textual que faz parte de um grupo bastante peculiar. ... Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho.
Levando em conta que a abordagem do gênero tirinha nos livros didáticos de Língua Portuguesa volta-se, predominantemente, para o estudo das normas gramaticais, ignorando aspectos discursivos relevantes, como o contexto de produção e de circulação e a articulação entre linguagem verbal e não verbal, propõe-se, por meio ...
Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal. Os artistas utilizam diversos recursos gráficos nesse gênero textual para trazer o leitor para "dentro" da história contada.
Tirinhas e charges são textos de natureza humorística que mobilizam elementos verbais e não-verbais para construir uma crítica sobre determinado tema.
Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas. ... Como sabemos, esses documentos orientam as práticas e estratégias de ensino de línguas no país.
Resposta as formas dos balões do primeiro e segundo quadrinhos sugerem o desejo de Calvin transmitido pelo seu pensamento.
Propiciar uma leitura longa e conhecer inúmeras palavras da língua portuguesa. Propiciar uma leitura atraente, por meio de textos dissertativos.
Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.