crossorigin="anonymous">
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
No blog de hoje, listamos os filósofos mais importantes da atualidade que podem vir a cair na prova do ENEM e de outros vestibulares.
Principais Filósofos Contemporâneos
Filósofo é alguém que pratica a filosofia, a qual envolve investigação racional em áreas que estão fora da teologia ou da ciência. O termo "filósofo" vem do grego antigo significando "amante da sabedoria". A cunhagem do termo foi atribuída ao pensador grego Pitágoras, no século VI a.C..
Filósofos Niilistas
Friedrich Nietzsche
Ideologia filosófica com base no ceticismo O Niilismo vem do termo latim “nihil” que significa “nada”. Trata-se de uma ideologia que consegue atingir as diversas classes do mundo contemporâneo. É uma corrente filosófica que acredita no vazio e o seu conceito é fundamentado na subjetividade do viver.
As quatro formas de niilismo propostas por Deleuze Niilismo Negativo, que é a negação do mundo real por um mundo superior extramundano. ... Niilismo Passivo, que envolve a morte de deus e do sentido do mundo, ou seja, a impossibilidade de um futuro ideal.
Como superar o niilismo?
Resposta. se trata da negação de quaisquer valores, Nietzsche leva o termo para um caminho diferente, se referindo a ele como uma negação da vida.
O niilismo reativo é a negação dos valores platônicos e cristãos. Matamos Deus! Mas privados destes valores supremos que decaíram, nos sentimos órfãos. A reação do niilismo é quase inevitável, Deus ainda caminha pelo mundo como um morto vivo.
Niilismo é uma doutrina filosófica que indica pessimismo e ceticismo extremos perante a realidade ou valores humanos. ... Niilismo vem da palavra em latim nihil, que significa "nada".
Resposta. Podemos analisar o niilismo de dois pontos de vista diferentes. O prefixo Ni pressupõe negação, ou seja, o niilista seria o homem que rejeita os conceitos aceitos para viver sua vida negando-os. Porém, o filósofo alemão do século XIX Friedrich Nietzsche propõe o niilismo exatamente o contrário disso.
Niilismo. A diferença está na existência de sentidos individuais. O existencialismo apoia a busca por sentidos individuais mesmo que negue que exista um sentido maior no universo. Porém, parte dos niilistas negam tanto um sentido maior quanto os sentidos individuais.
→ O existencialismo Sartriano mostra o indivíduo como princípio de tudo. “A existência precede a essência”. → O absurdismo de Camus é aquilo que pode ser determinado como humanamente impossível. ... Assim sendo, a vida e sua essência navega no nada existencial, já que não há uma finalidade para a mesma (niilismo).
O homem, dizia Nietzsche, é o criador dos valores, mas esquece sua própria criação e vê neles algo de “transcendente”, de “eterno” e “verdadeiro”, quando os valores não são mais do que algo “humano, demasiado humano”.
É o que está presente nesta expressão: "se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você"? O abismo também olha para dentro porque a pessoa ao olhar para o abismo elabora uma perceção que conduz à sua ruína, à sua incapacidade, à sua morte, ao seu suicido.
Se olhares demasiado tempo dentro de um abismo, o abismo acabará por olhar dentro de ti." Assim, estamos falando no abismo de um modo mais amplo. Primeiramente, não podemos nos misturar com aquilo que tentamos lutar contra. Um homem bom que luta contra mal deve cuidar-se para não tornar-se mal.
Friedrich Nietzsche: Aquele que luta com monstros deve... Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você. Friedrich Nietzsche Para Além do Bem e do Mal.
"Quando você olha por muito tempo para um abismo o abismo também olha para dentro de você." - Friedrich Nietzsche.
Dragon's Dogma: E lembra-te disso: quando olhas para a... E lembra-te disso: quando olhas para a escuridão, a escuridão olha para ti.
Friedrich Nietzsche: Quem luta com monstros deve velar por... Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti. Friedrich Nietzsche Para Além do Bem e do Mal.
„Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você“ Variante: Aquele que combate monstros deve tomar cuidado para que ele mesmo não se torne um.
„Quem luta com monstros que se cuide para não se tornar um monstro ao fazê-lo. E se olhas por longo tempo para dentro de um abismo, o abismo também olha para dentro de ti. “