Deveres do Farmacêutico
Art. 6º - O farmacêutico que exerce a direção técnica ou responsabilidade técnica é o principal responsável pelo funcionamento da empresa ou estabelecimento de que trata esta resolução e, obrigatoriamente, terá sob sua responsabilidade a realização, supervisão e coordenação de todos os serviços técnico-científicos.
No cargo de Farmacêutico Responsável Técnico e Gerente se inicia ganhando R$ 3.
Ocorrida, por qualquer motivo, a baixa definitiva da responsabilidade técnica do farmacêutico diretor técnico ou farmacêutico responsável técnico ou ainda do farmacêutico assistente técnico, bem como do farmacêutico substituto protocolizada no respectivo CRF, a empresa e/ou estabelecimento terá o prazo de 30 (trinta) ...
O farmacêutico responsável técnico (RT) é o farmacêutico titular que assume a responsabilidade técnica do estabelecimento perante o CRF/RS e os órgãos de vigilância sanitária, ficando sob sua responsabilidade a realização, supervisão e coordenação de todos os serviços técnico-científicos do estabelecimento, respeitado, ...
Já os farmacêuticos estão incorrendo no exercício ilegal da profissão – previsto no Art. 282 do Código Penal –, pois exercem atividades regulamentadas sem a devida autorização legal.
Farmacêutico pode ser responsável técnico por até duas drogarias, decide STJ. A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que um mesmo farmacêutico pode acumular a responsabilidade técnica por até duas drogarias.
Art. 3º - São atribuições privativas do Farmacêutico-Industrial, a responsabilidade técnica, a assistência e a direção de: ... Estabelecimentos industriais em que se fabriquem insumos farmacêuticos para uso humano ou veterinário e insumos para produtos dietéticos e cosméticos com indicação terapêutica.
1º - São atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos: I - desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopeias, quando a serviço do público em geral ou mesmo de natureza privada; II - assessoramento e responsabilidade técnica em: (...)
Dessa forma, no Brasil, a atividade do profissional farmacêutico está dividida em atividades privativas, ou seja, funções desempenhadas exclusivamente por farmacêutico (funções exclusivas) e, atividades não privativas, ou seja, funções desempenhadas por outros profissionais além do farmacêutico (funções não exclusivas) ...
LEI No 5.
A respeito do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, é correto afirmar: ... A dispensação de medicamentos é privativa de farmácia e drogaria regulamentada.
Art. 5º - Fica instituída a Fiscalização Eletrônica Móvel(FEM), a ser realizada pelos Conselhos Regionais de Farmácia, observadaa legislação, as resoluções do CFF e as normas relacionadasà garantia da veracidade, tempestividade das informações, transparência,fidedignidade, confiabilidade e confidencialidade.
Ainda que ambos vendam medicamentos, existe diferença entre drogaria e farmácia. De acordo com o Decreto nº são estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.
O tipo de negócio “drogaria” compreende somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em suas embalagens originais. Na drogaria não existe manipulação de medicamentos. Já o tipo de negócio “farmácia”, além de exercer as mesmas funções da drogaria, também realizam a manipulação de medicamentos.
estabelecimento onde se vendem produtos químicos e farmacêuticos de uso corrente, artigos de higiene, cosméticos, etc.
1. [ Desporto ] Iniciar a descida de uma onda em cima de uma prancha (ex.: a surfista já dropou a onda). 2. [ Desporto ] Iniciar a descida de uma rampa em cima de um skate (ex.: não arriscou e saiu sem dropar a rampa).
Em Portugal, drogaria é um estabelecimento comercial especializado em produtos químicos, embora seja comum também vender materiais de construção e outros produtos não exatamente químicos.
Significado de Drogaria substantivo feminino Estabelecimento em que se vendem drogas e artigos de farmácia.
Farmácia é uma palavra paroxítona terminada em ditongo crescente, por esse motivo é que ela é acentuada graficamente. Separando as sílabas ficaria: far-má-cia.
Significado de Farmácia substantivo feminino Parte da farmacologia que tem por objeto o preparo dos medicamentos.
Farmácia - do latim médico «pharmacia», e este do grego «pharmakeia», medicamentos; emprego de medicamentos. Farmacopeia, tratado acerca da preparação dos medicamentos.
O símbolo da Medicina, na verdade, é uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus que simbolizava a Medicina na mitologia grega. ... Durante uma visita a pacientes, uma serpente subiu e se enrolou no cajado e por lá ficou. Assim, a mitologia grega o colocou como deus da Medicina.
Em 1809, dentro do curso médico, foi criada a primeira cadeira de matéria médica e farmácia ministrada pelo médico português, José Maria Bomtempo.
c) A taça com a serpente nela enrolada: É conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta a Antigüidade, sendo parte da mitologia grega. Chiron, o centauro.