Pois devido ao efeito joule, a energia elétrica acaba se transformando em calor em função da resistência do material dos fios, por isso precisa ter uma tensão tão alta, caso contrário, se dissiparia e não chegaria às casas.
Os transformadores consistem em dois enrolamentos de fios, primário e secundário, envolvidos em um núcleo metálico. A passagem de uma corrente elétrica alternada no enrolamento primário induz à formação de uma corrente elétrica alternada no enrolamento secundário.
O TAP tem a mesma função do divisor. A única diferença entre TAP e divisor é a perda de sinal. No splitter o sinal sempre sai com perdas, já no TAP não. ... Normalmente usados na distribuição de prédios, por isso o sinal costuma vir amplificado, para poder ser dividido muitas vezes.
A variação do tap permite elevar ou reduzir a tensão transformada, através da variação da relação do transformador. ... taps destes transformadores, ligação de banco de capacitores, reatores e compensadores síncronos, em função de variações diárias da curva de carga da SE.
A derivação central permite que se utilize apenas uma das metades do primário, aplicando 110V entre um dos extremos e a derivação central. A Fig. 16 mostra a ligação desse tipo de transformadores para seleção de 110/220V através de uma chave.
O enrolamento primário de um transformador comum com derivação possibilita seu uso como um alto-transformador elevador ou abaixador de tensão. ... Na figura 4(b) temos o uso como elevador de tensão e neste caso também notamos que não existe isolamento da rede de energia e que o secundário permanece desligado.