Os testes ortopédicos consistem em um item do exame físico, o qual visa investigar e ajudar a definir os problemas do paciente.
Descrição do teste: o terapeuta segurando no pé do paciente realiza rotações internas e externas da tíbia de forma súbita. A presença de dor ou estalidos junto à interlinha articular significa lesão do menisco correspondente. Sinais e sintomas: nessa manobra o paciente sentirá dor forte na interlinha articular.
Um teste psicológico é um método de investigação e avaliação que permite identificar determinadas características dos candidatos. É útil para mensurar fatores como o nível de inteligência e traços de personalidade. Existe uma infinidade de modelos de testes psicológicos que podem ser utilizados em processos de seleção.
Na manobra de lasègue, o paciente refere uma forte dor inconfundível quando na presença de uma hérnia discal em nível de L4-L5 ou L5-S1 ou ainda no quadro da pseudociática, na qual o músculo piriforme está contraturado e “prende” o nervo ciático quando este atravessa o seu ventre.
Com uma das mãos o examinador estabiliza o fêmur do paciente, e com a outra mão traciona a região proximal da tíbia anteriormente. Os testes de Lachman e gaveta anterior deveriam ser considerados positivos quando a translação anterior da tíbia fosse maior que o lado controle.
1. Mobilidade em rotação de tronco. Deite de lado, alinhe suas palmas das mãos e inspire (puxe o ar), vá expirando (soltando o ar) lentamente e levando seu braço de cima até o outro lado, fazendo assim uma rotação de tronco, sem desalinhar os membros inferiores.
A literatura aponta que a coluna cervical possui maior mobilidade, quando comparada com outras áreas da coluna vertebral devido às diferenças anatômicas. A região cervical possui três graus de liberdade, realizando movimentos de até 130º de flexão e extensão, 81º de rotação e 47º de inclinação lateral.