A palavra física tem sua origem no termo grego physiké, que significa “natureza”, seu uso/significado está sempre relacionado à palavra episteme, que, de origem grega também, significa “conhecimento”, “ciência”. Assim sendo, a física foi definida como: A ciência que estuda a natureza.
Pode-se dividir a física em Mecânica (que envolve Cinemática, Dinâmica, Estática, Hidrostática, Hidrodinâmica, Aerostática e Aerodinâmica), Termologia (com Termodinâmica e Calorimetria), Ondulatória, Acústica, Óptica, Electromagnetismo (contendo Magnetismo, Eletricidade e Física de Semicondutores), Física Moderna, ...
A Física é uma ciência que surgiu a partir da observação dos fenômenos naturais. ... A primeira teoria física foi a teoria atômica da Grécia, criada no século V a.C. por Leucipo, de Mileto, e seu aluno Demócrito, de Abdera. Essas fórmulas apontavam as primeiras hipóteses sobre os componentes essenciais da matéria.
O ensino de física possibilita aos alunos, principalmente àqueles que estão iniciando o seu estudo, conhecer e entender melhor os fenômenos da natureza e o mundo tecnológico em que vivem. ... É necessário fazer com que os alunos desenvolvam habilidades, sendo capazes de compreender o universo ao seu redor.
A Física Médica nos leva a base científica para o desenvolvimento de modernas tecnologias que nas últimas décadas revolucionaram o diagnóstico e os tratamentos, estabelecendo os critérios para assegurar a correta e efetiva utilização dos agentes físicos na Medicina.
O conhecimento das radiações ionizantes torna-se importante ao profissional da radiologia, pois é sua principal ferramenta de trabalho. O profissional responsável por trabalhar este conhecimento junto aos profissionais da radiologia é o físico.
Salário de um físico por especialidade