As cargas elétricas sob ação do campo elétrico alteram a sua velocidade, na direção do campo, enquanto que o campo magnético produz o desvio na direção perpendicular ao vetor velocidade. Se existir, também, uma componente paraleIa à velocidade, resulta em um movimento em forma de hélice.
A hipótese mais aceita diz que o campo magnético da Terra se origina das intensas correntes elétricas que circulam em seu interior. ... A quantidade de radiação que chega até a Terra é menor por conta da proteção exercida pelo campo magnético terrestre.
É possível visualizar as linhas de indução magnética, espalhando limalhas de ferro em torno de um ímã. Os traços formados pela limalha representam as linhas de indução magnética.
Um solenoide, quando percorrido por corrente elétrica, cria um campo magnético em seu interior e exterior (figura a) apresentando assim uma configuração de campo magnético semelhante ao de um ímã em forma de barra, então dizemos que ele se constitui um eletroímã, ou seja, um ímã obtido por meio de corrente elétrica.
O eletroímã ou eletroíman é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, semelhantes àqueles encontrados nos ímãs naturais. É geralmente construído aplicando-se um fio elétrico espiralado ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou cobalto ou algum material ferromagnético.
Resumo / Função O eletroímã é um tipo de dispositivo eletromagnético, o qual faz uso de corrente elétrica, a fim de gerar um campo magnético. ... Uma grande vantagem de um eletroímã para um ímã permanente, é a capacidade de controlar a intensidade do campo gerado através da corrente que está sendo passada.
Estes ímãs naturalmente produzem um campo magnético e por isso não precisam de alimentação de energia ou fiação. Por este motivo, são considerados energeticamente eficientes e ecologicamente corretos. Além disso, podem ser bem pequenos, de modo a encaixar dentro de dispositivos compactos, como os motores elétricos.
A principal característica de um eletroímã é ter controle absoluto da força magnética graças à intensidade da energia elétrica aplicada. Desta forma, podemos aumentar ou diminuir a potência e tornar o eletroímã mais forte ou mais fraco. Essa vantagem ajudará a reduzir consideravelmente o consumo.
O motor elétrico simples funciona, basicamente, pela repulsão entre dois ímãs, um natural e outro não natural (eletroímã). É conveniente o uso de imãs não naturais num motor elétrico, pois há a possibilidade de inversão dos pólos magnéticos, por meio da inversão do sentido da corrente elétrica.
A montagem de um guindaste eletromagnético, cujo funcionamento baseia-se na ação de um eletroímã, é um modo simples e barato de introduzir os conceitos de campo magnético gerado por uma corrente elétrica em uma espira condutora.
Um eletroimã é muito semelhante ao ímã comum, exceto pelo fato de que é "temporário", ou seja, o campo magnético só existe quando a corrente elétrica está passando.
Para finalizar o conteúdo, é interessante mostrar o quanto os eletroímãs estão presentes no nosso cotidiano. Eles são usados em motores de geladeiras e liquidificadores, no telefone, alto-falantes, computadores etc. Construção de um acelerador magnético que acelera esferas metálicas através do campo magnético.
Um eletroímã é produzido quando uma corrente elétrica atravessa um material condutor, fazendo com que se gere um campo magnético ao redor desse material. Em outras palavras o eletroímã trata-se de um dispositivo que utiliza a corrente elétrica para obter um campo magnético.
Eletroímãs são construídos pela junção de um solenoide com um material ferromagnético, tipo de material que é facilmente imantado. Um eletroímã é uma espécie de ímã que possui um campo magnético resultante da passagem de uma corrente elétrica por um solenoide.
Podemos afirmar que a existência de um campo magnético em determinadas regiões do espaço podem ser caracterizadas por exemplo quando há presença de linhas de indução nesta região. Isto é, podemos afirmar que estas linhas são imaginárias, que apresentam ainda a direção bem como o sentido dos vetores.