O dualismo educacional surgiu no princípio da escola, onde a massa populacional e de baixas condições tinha um tipo de educação e as camadas ricas da sociedade tinha outra totalmente diferente.
Resposta. o Dualismo Educacional caracteriza-se por um tipo de ensino para as camadas populares e outro para as camadas dominantes da sociedade. Essa divisão se desenvolveu em contraponto à educação difusa e informal das sociedades tribais.
Esse dualismo acontece principalmente por conta das diferenças economicas encontradas em nossa sociedade, desta força quem tem condiçoes financeiras de assumir uma mensalidade para o ensino privado, acaba por sair na frente dos alunos que nao tem a mesma oportunidade, refletindo no mercado de trabalho e na sociedade.
São vários os fatores que contribuem, para que continue a ser evidenciado, o "dualismo educacional", nas escolas brasileiras. ... II) Tanto a classe dominante quanto a classe dominada, recebe uma mesma educação escolar, porque ambas possuem os mesmos direitos e as mesmas necessidades.
Dualismo Educacional se caracteriza pela forma distinta de educação oferecida às camadas mais pobres e ricas da sociedade e foi criada para contrapor à educação difusa e informal das sociedades tribais.
A dualidade estrutural expressa uma fragmentação da escola a partir da qual se delineiam caminhos diferenciados segundo a classe social, repartindo-se os indivíduos por postos antagonistas na divisão social do trabalho, quer do lado dos explorados, quer do lado da exploração.
Descartes
Dualismo é um conceito religioso e filosófico que admite a coexistência de dois princípios necessários, de duas posições ou de duas realidades contrárias entre si, como o espírito e matéria, o corpo e a alma, o bem e o mal, e que estejam um e outro em eterno conflito.
Segundo Descartes, seres humanos são compostos de dois tipos diferentes de substâncias que estão de alguma forma ligadas entre si. Por um lado, temos corpos e fazemos parte do mundo físico. Segundo o filósofo, o corpo é uma máquina feita de carne e osso. Suas articulações e tendões agem como pivôs, polias e cordas.
Resposta. O dualismo cartesiano consiste em uma metafísica que tem influência até os dias atuais. É uma concepção que SEPARA matéria e espírito, ou corpo e mente, como outros chamam. A primeira certeza que Descartes alcançou em suas dúvidas metódicas, foi o cogito: "Penso, logo existo".
De acordo com a teoria de Descartes, a mente é de natureza imaterial, ou seja, não tem forma, peso ou medida, porém, é provida de capacidade de pensamentos e de outros processos cognitivos (cognição = capacidade de adquirir um conhecimento), proporcionando ao ser humano informações sobre o mundo exterior.
Resposta. Resposta: O "argumento da indivisibilidade" para o dualismo foi redigido por Descartes da seguinte forma: "há uma grande diferença entre uma mente e um corpo, porque o corpo, por sua própria natureza, é algo divisível, enquanto a mente é claramente indivisível .
Lista dos tipos de consciência
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] o interacionismo considera que o espírito e o cérebro constituem instituições independentes, pertencentes a dois mundos que se interagem por meio da física quântica" (Livro-base, p. 29). E Através da osmose.
O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo. No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do Sistema Nervoso Central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele.