fugu
De 20 minutos a 3 horas, havendo relato de casos com início dos sintomas 2 a 3 minutos após a ingestão. 6. Modo de transmissão - ingestão de baiacu e outras espécies que produzem a tetrodoxina.
O Fugu é saboroso, mas pode matar se não for preparado com cuidado. O Fugu, conhecido no Brasil como Baiacu, é um dos peixes mais venenosos do mundo. Em alguns períodos da história do Japão, o prato foi proibido e até o hoje é o único que imperador japonês não pode provar, para sua própria segurança.
Baiacu, baiagu, sapo-do-mar, peixe-balão ou lola (ainda que este termo se aplique mais ao género zoológico Takifugu) são as designações populares comuns a diversos peixes da ordem dos Tetraodontiformes, comuns na fauna fluvial da América do Sul e, mais especificamente, do Brasil.
Com quais peixes devo tomar cuidado?
Os acidentes com peixes peçonhentos são comuns no Brasil. Os peixes que mais causam acidentes no país são os bagres, entretanto os causados pelo peixe chamado niquim são um dos que têm piores efeitos, pois a ferida pode evoluir rapidamente para uma necrose.
piranha
peixe-leão
As maiores são a piranha-preta (Serrasalmus rhombeus), encontrada na Amazônia, e a piranha-do-são-francisco (Pygocentus piraya), ambas com 40 centímetros de comprimento. Já a espécie mais temida é a piranha-caju ou queixuda (Pygocentrus nattereri).
O tubarão-branco, também chamado de grande branco, tem a fama de ser o mais feroz e agressivo de todos os tubarões, característico por atacar quem encontra pela frente e acompanhar navios oceanos afora, o que o tornaria um flagelo nos naufrágios.
tubarão-branco
De fato, numerosos estudos já mostraram que o tubarão não apresenta predileção por carne humana. Na realidade, os seres humanos não fazem parte da cadeia biológica natural desses peixes. Além disso, ser um carnívoro não torna nenhum animal perigoso ou agressivo para os seres humanos.
Além do aumento da densidade demográfica ao longo das costas, a destruição do habitat natural das espécies, a alteração na qualidade da água, a mudança climática e as variações na distribuição das presas estão levando os tubarões a se concentrarem mais em certos pontos críticos ao redor do planeta.
Os tubarões atacam pessoas por curiosidade ou para se defenderem". Como resultado, a maioria dos incidentes ao longo do tempo costumou ser o que chamamos de ataques "provocados", ocorridos durante caças submarinas ou quando pessoas tentam pegar ou soltar um tubarão de uma linha ou rede de pesca.
"Os tubarões costumam seguir navios atrás de restos de comida e dejetos lançados ao mar e são atraídos até mesmo pelo som do motor." ... "E outro fator que contribui para a ocorrência de ataques é o despejo de esgoto na costa, que atrai peixes pequenos que os tubarões gostam de comer."
Método 2 de 3: Combata o tubarão
Lembre-se, são apenas dicas.
Como sobreviver ao ataque de tubarão “Se você for atacado por um tubarão, é aconselhável uma resposta proativa. Acertar um tubarão no nariz, de preferência com um objeto inanimado, geralmente faz com que o tubarão reduza temporariamente seu ataque”, explica o órgão.
Se você encontrar um leão, olhe nos olhos dele. Não dê as costas e nem desvie o olhar. A perda de contato dá tempo para que o ataque seja iniciado. Tente parecer maior: levante as mãos ou o agasalho para cima. Isso fará com que você represente uma ameaça e ele evitará o contato.
As fêmeas são as principais responsáveis pela caça, geralmente em grupos, enquanto os machos cuidam de seus territórios. Em raros casos, leões podem atacar indivíduos de nossa espécie. Nessas situações, trata-se de leões velhos e solitários, geralmente machos, incapazes de caçar itens próprios de sua dieta.
Mantenha a calma e recue lentamente. Caso o tigre esteja rumando na sua direção ou rosnando como que prestes a atacar, continue calmo. Mantenha o corpo voltado na direção dele, sem, entretanto, olhá-lo nos olhos. Recue devagar e não ceda à tentação de girar nos calcanhares e correr.
Quando pegam sua presa, atacam principalmente o pescoço do animal, sufocando-o. Possuem mandíbulas fortes e dentes caninos com cerca de 6 cm. O macho e a fêmea podem ser diferenciados facilmente pela presença da juba nos machos. Além disso, os leões machos apresentam-se maiores e mais pesados que as fêmeas.
A responsabilidade de caçar fica a cargo das leoas, que buscam pelas carnes de espécies como zebras, antílopes, búfalos e javalis. Ao contrário dos outros felinos, o leão é um animal que tem hábitos sociais. Eles vivem em grupos compostos por fêmeas aparentadas entre si e um macho sem parentesco.