A cultura é formada por um conjunto de fatores que a organizam e lhe fornecem estrutura. Esses elementos são: conhecimentos, crenças, normas, valores e signos.
A matriz cultural brasileira foi originalmente formada por nativos indígenas, colonizadores vindos da Europa, africanos que vieram como escravos inicialmente e outros povos (como italianos e japoneses) que vieram posteriormente. Alguns dos principais elementos da cultura brasileira são: Cristianismo Europeu.
A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.
Na cultura popular, cabe de um tudo: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, jogos, brincadeiras, artesanato, culinária tradicional etc. Transmitida de geração em geração, de forma oral ou por imitação, ela nasce do conhecimento, dos costumes e das tradições de um povo.
Manifestação cultural é toda forma de expressão humana na qual o ser humano expressa a sua cultura, seja por meio de celebrações ou rituais, ou nas danças e festas.
A partir dos elementos tangíveis dessa cultura, como por exemplo: Vestimentas, objetos etc. A cultura material é aquela tangível, ou seja, que pode ser tocada, e, geralmente possui valor cultural registrado, como por exemplo, igrejas antigas, parques, e até mesmo praças e museus.
Cultura Material : nada mais é que a importância que determinados objetos possuem para determinado povo e sua cultura. Cultura Imaterial : Todo povo possui um patrimônio que vai além do material, de objetos. ... Ou seja, cultura imaterial é uma manifestação de elementos representativos, de hábitos, de práticas e costumes.
O Património cultural material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas etc. etc.. Já o Património cultural imaterial está relacionada aos elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.