A Insurreição Pernambucana foi uma revolta popular ocorrida entre 1648 e 1649 contra a ocupação holandesa do Nordeste Brasileiro, especificamente na Capitania de Pernambuco. ... O resultado da Insurreição Pernambucana foi a expulsão dos holandeses do Brasil.
O objetivo era ampliar o comércio com a África e a América, em especial o de cana-de-açúcar. Em 1624, os holandeses invadiram a sede do governo-geral em Salvador. Nesta época Salvador era o principal porto exportador de açúcar brasileiro. ... Os senhores do açúcar estavam insatisfeitos com o domínio da União Ibérica.
A insurreição Pernambucana foi uma revolta ocorrida em 1654 para expulsar os holandeses do nordeste do Brasil. Essa revolta retirou o domínio do nordeste das mãos dos holandeses e pôs de volta sob o comando dos portugueses. Os holandeses vinham ocupando o estado de Pernambuco desde 1630.
A Insurreição Pernambucana ocorreu no contexto da ocupação holandesa na região Nordeste do Brasil, em meados do século XVII. Ela representou uma ação de confronto com os holandeses por parte dos portugueses, comandados principalmente por João Fernandes Vieira, um próspero senhor de engenho de Pernambuco.
A insurreição pernambucana ocorreu em 1645 e ficou conhecida como Guerra da Luz Divina. Esse conflito teve como objetivo expulsar os holandeses da região do Nordeste brasileiro. ... Todos tinham a mesma finalidade que consistia em expulsar de uma vez por todas os holandeses do Brasil.
Pode-se apontar que o interesse dos holandeses no Brasil era ter acesso à produção de cana-de-açúcar, visto que os portugueses após a União Ibérica foram comandados pelos interesses dos espanhóis e, consequentemente, deixaram de vender o açúcar para os holandeses.
os holandeses tinham invadido o brasil e tomado as produçoes de cana de açucar, para tirar a participação de portugual da produção do açucar. Mas em 1654 os portugueses voltam ao nordestes do Brasil e expulsam os holandeses, retomando os lucros sobre a produção do açucar brasileiro.
O domínio holandês no Brasil foi curto. Aconteceu no século XVII, quando os holandeses ocuparam uma parte do Nordeste do Brasil. Lá, fundaram uma colônia chamada Nova Holanda, que incluía Pernambuco e outras capitanias. Seu principal interesse era controlar os centros de produção de açúcar.
Foi em um mês de maio, há 370 anos, que a Insurreição Pernambucana, fato histórico que expulsou os holandeses do Brasil, começou ganhar força. ... Com os holandeses presentes no território que ia desde o Ceará até Sergipe, a escravidão foi mantida em larga escala e há registros de mortes de indígenas que viviam na região.
Sua influência é devida às invasões no período colonial. Os Holandeses deixaram sua influência na literatura de cordel, nas blasfêmias no folclore do açúcar, em elementos de confeitaria e laticínios.
Maurício de Nassau promoveu obras para incentivar a urbanização da colônia holandesa, incentivou as artes e a ciência na região. Construiu biblioteca e um observatório astronômico (o primeiro das Américas). Construiu pontes importantes em Recife e ordenou a construção de um jardim botânico com plantas e animais raros.
20 de dezembro de 1679
O Conde João Maurício de Nassau-Siegen governou o Brasil de 1637 a1644.
Naufrágio de 11 navios, o total de uma frota que provinha do Brasil, foi o maior desastre de que há registo ocorrido na Baía de Angra, por acção duma tempestade. Fora o que deu à costa, a carga perdeu-se. Este acontecimento provoca a interdição real da arribada em Angra durante algum tempo.
Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.
Lista de presidentes do Brasil