A heparina pode ser administrada por via parenteral (intravenosa ou infusão venosa) ou por via subcutânea. Quando administrada por via intravenosa a ação é imediata. Após administração intravenosa, a disponibilidade do medicamento é imediata, não ocorrendo processo de absorção.
O Heparina Sódica 5.
Como aplicar a injeção corretamente
A heparina não-fracionada deve ser suspensa 6 horas antes da cirurgia e a heparina de baixo peso molecular deve ser suspensa 24 horas antes; Checagem de INR: Checar INR antes da cirurgia, que deve estar abaixo de 1,5 (1,2 para procedimentos neurocirúrgicos);
Reduzir dose ou omitir dose, monitorar mais frequente e reiniciar com dose menor de ACO assim que o RNI atingir a FT. Não reduzir a dose de ACO se RNI discretamente acima da FT. Omitir uma ou duas doses, monitorar mais frequente e reiniciar com dose menor de ACO assim aque o RNI atingir a FT.
Neste caso deve preferir alimentos que auxiliam na circulação sanguínea e evitam coágulos como: peixes ricos em omega 3, alho, gengibre, frutas cítricas ricas em vit C, castanhas, chá de camomila e bastante líquido. E para evitar os coágulos deve evita a vit k presente nos alimentos verde escuros e fígado bovino.
Fármacos que podem potencializar o efeito da varfarina e aumentar o INR. Acarbose. Alopurinol. Aspirina.
O RNI é um exame que deve ser realizado para verificar o efeito da varfarina no sangue. * Se o resultado do RNI estiver baixo, o sangue está “grosso” e pode formar coágulos. * Se o resultado do RNI estiver alto, o sangue está “ralo” e você pode ter sangramentos.
Algumas das causas que podem provocar esta alteração incluem: Uso de suplementos com vitamina K; Consumo excessivo de alimentos com vitamina K, como espinafre, brócolis ou fígado; Uso de comprimidos com estrogênio, como pílula anticoncepcional.