Motivação intrínseca: também conhecida como motivação interna, esse conceito está relacionado à força interior que é capaz de se manter ativa mesmo diante de adversidades. ... Motivação extrínseca: também conhecida como motivação externa, o termo está conectado ao ambiente, às situações e aos fatores externos.
Recompensas extrínsecas podem minar a motivação intrínseca quando usadas em determinadas situações ou usadas com muita frequência. As recompensas podem perder seu valor quando você recompensa um comportamento que já era intrinsecamente motivador.
A motivação intrínseca trata daquela que depende exclusivamente do indivíduo e que está diretamente ligada aos seus sentimentos, gostos, prioridades, desejos e outros estímulos relacionados às questões internas. Um indivíduo pode estabelecer alguns objetivos para a carreira e fazer tudo que é possível para cumpri-los.
A motivação extrínseca tem como ponto de partida o desejo do indivíduo de obter uma recompensa externa, como, por exemplo, reconhecimento social e bens materiais.
1. Exterior; de fora. 2. Que não faz parte da essência da coisa acidental.
O adjetivo intrínseco se refere, principalmente, a algo interior. Já o adjetivo extrínseco se refere, principalmente, a algo exterior. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.
Fatores intrínsecos – relacionados às características próprias do alimento. Fatores extrínsecos – relacionados ao ambiente onde está o alimento.
Fatores de Risco Intrínsecos: São aqueles relacionados com o processo de envelhecimento cronológico, constitutivos e individuais.
Os fatores intrínsecos foram aqueles relacionados às características individuais dos atletas, como características antropométricas, nutrição e fatores psicológicos 1 . Os fatores extrínsecos foram aqueles relacionados ao ambiente, clima, equipamentos e treinamento 1 .
Segundo a World Health Organization (2004), os fatores de risco intrínsecos para quedas são: história de quedas; idade; gênero (em idosos jovens as médias de quedas para homens e mulheres são iguais, mas, entre idosos velhos, as mulheres caem mais que os homens); morar só; etnias (caucasianos frequentemente caem mais); ...
Pelos dados analisados, concluiu-se que, nessa amostra de idosos de Porto Alegre, os fatores intrínsecos que predispõem ao risco de queda e fraturas são: faixa etária mais elevada; autopercepção ruim da visão e autopercepção ruim da saúde; os fatores extrínsecos são o tipo de moradia (residir em casa) e a renda mensal ...
○ Fatores Extrínsecos; ó Temperatura; ó Atmosfera envolvendo o alimento; ó Umidade relativa do ambiente. A maioria das bactérias se desenvolvem em pH em torno de 6,5 a 7,5. Algumas são favorecidas em pH acido, como as bactérias láticas. Bactérias patogênicas para seres humanos necessitam de pH em torno de 7,0.
Os fatores intrínsecos são as propriedades do produto final, e incluem: atividade de água (aw); valor de pH e acidez total; tipo de ácido; ... uso de conservantes na formulação do produto (por exemplo, sal).
Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.
Diversos fatores podem influenciar o processo de incremento de massa óssea, como fatores genéticos, hormonais, nutricionais e atividade física. Há vários métodos para avaliar a massa óssea em idades pediátricas, diferentes quanto a técnica e locais avaliados, todos apresentando vantagens e desvantagens.
O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio.
Muitas leveduras toleram condições variáveis de pH entre 1.
Efeito do pH no crescimento microbiano A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5.
Para que a multiplicação bacteriana seja possível, os seguintes nutrientes devem estar disponíveis: água, fonte de energia, fonte de nitrogênio, vitaminas e sais minerais. crescimento das células: Carbono, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo.
A determinação da evolução ao longo do tempo da concentração de um componente celular, da concentração de células ou da biomassa em suspensão em meio de crescimento líquido, permite obter experimentalmente a curva de crescimento da população microbiana e calcular a taxa específica de crescimento e o tempo de geração ou ...
Métodos Diretos Contagem no microscópio; • Contagens com cultura; Contagem eletrônica.
A temperatura é um dos principais fatores que afetam o crescimento dos microrganismos, estimulando seu crescimento, inibindo-o ou até mesmo matando-os. Para cada microrganismo existem temperaturas mínima, máxima e ótima.
"Temperaturas acima de 70ºC matam muitos microrganismos. No entanto, algumas bactérias produzem esporos, estruturas que ajudam a resistir à alta temperatura", explica o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como "Dr. Bactéria".
Os principais fatores são: temperatura, pH, presença de oxigênio, pressão osmótica e luz. A temperatura ótima de crescimento está em torno de um intervalo dentro do qual o desenvolvimento ocorre sem atingir o seu máximo.
Pressão osmótica A pressão osmótica se baseia no uso de altas concentrações de sais e açúcares para conservar o alimento. Altas concentrações dessas substâncias criam um ambiente hipertônico que ocasiona a saída da água da célula microbiana.
O controlo do crescimento microbiano pode ser efectuado quer através da inibição do crescimento quer da indução da morte dos microrganismos viáveis. Os agentes antimicrobianos que destroem ou tornam bactérias ou fungos inviáveis são designados bactericidas ou fungicidas.
- Prevenir a transmissão de doenças. Esse controle de microrganismos é possível pela ação de agentes físicos e químicos, que possuem propriedades de matar a célula microbiana, ou de impedir a sua reprodução.