Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos. Esse exercício facial retarda o aparecimento de rugas. O riso não só exercita o rosto, mas mexe com o corpo inteiro.
O sorriso ajuda a manter o equilíbrio emocional, nos mantém mais relaxados, aumenta a autoestima e o alto astral. Sorrir rejuvenesce e aumenta a longevidade, pois movimenta a musculatura do rosto, ajudando a manter a elasticidade da pele.
Sorrir libera hormônios do bem-estar, mesmo sem muita espontaneidade, pode mostrar boa vontade e melhorar a disposição do outro para conosco. Quando alguém está satisfeito com o próprio sorriso, se torna mais confiante, otimista e feliz, e isso, claro, reflete em toda saúde física, mental e psicológica.
Riso ou sorriso é uma expressão facial decorrente da contração dos músculos das extremidades da boca. Nos animais , um sorriso é frequentemente usado como uma ameaça (mostrando dentes ) ou como um sinal de submissão.
Rir juntos compartilhando lembranças passadas, uma piada recente ou um vídeo engraçado, traz leveza mesmo em dias difíceis. Com amizades duradouras muitas vezes revisitamos episódios passados que nos trouxeram sofrimento e conseguimos até achar graça de tudo aquilo, transformando drama em comédia.
hílare
Essa é uma condição que pode ser confundida com uma doença psiquiátrica e alguns pacientes chegam a pensar que estão enlouquecendo. "Há perda do controle voluntário de emoções, com diminuição do limiar para a resposta de chorar, rir ou associação das duas.
Pessoas com esquizofrenia frequentemente falam sozinhas ou riem sem motivo aparente, seja porque estão tendo alucinações, seja porque, simplesmente, não têm certos freios sociais que bloqueiam certos comportamentos na maioria das pessoas.
Quem apresenta descontrole nas emoções, rindo ou chorando à toa, pode ser vítima de uma reação neurológica involuntária chamada transtorno da expressão emocional involuntária. O problema ocorre sem causa específica e pode durar por um longo intervalo de tempo.
Apesar de ser o momento mais triste da vida da família, mesmo os mais próximos do falecido são capazes de dar risada. Não é porque a piada é fantástica. Muito menos por desrespeito ao momento. Rir no momento da dor é um mecanismo de defesa muito normal, explica a médica psiquiatra Dânia Francine Corrêa.
Essas sensações, como inquietação, desrealização e mal-estar podem, eventualmente, ser um quadro psiquiátrico, como ansiedade. Uma avaliação psiquiátrica pode te ajudar a esclarecer o quadro e o tratamento adequado para te ajudar.
O choro durante o riso seria um sintoma de hiperatividade cerebral. Além disso, quando rimos muito, os músculos do rosto pressionam as vias lacrimais, que, apertadas, liberam o chororô. Por fim, um estudo da Universidade Yale (EUA) diz que a reação é uma tentativa do corpo de se reequilibrar diante de uma emoção forte.
Ele é causado pela hiperventilação que ocorre no sistema respiratório durante a risada. O estudo que envolveu 235 pacientes com asma constatou que 56% dos pacientes apresentavam a doença induzida pelo riso (LIA), tendo como primeiro sintoma uma tosse que começava 2 minutos após a iniciar o riso.
Inchaço (inflamação) e constrição das vias aéreas, que induz este tipo de tosse não produtiva, caracterizam asma. Uma tosse com asma também é frequentemente acompanhada de chiado no peito. Este é um som de assobio agudo causado por uma via aérea restrita. A tosse é um sintoma muito comum de asma.
Remédios para controlar a asma