DORMIR EM QUARTO COMPLETAMENTE ESCURO EVITA A DEPRESSÃO Segundo um novo estudo, a exposição a uma luz fraca durante a noite, como o brilho de uma tela de TV, por exemplo, pode causar mudanças no cérebro que levam a transtornos de humor, incluindo depressão.
A exposição noturna à luz durante o sono pode afetar não só sua saúde mental, mas também seu metabolismo. De acordo com um novo estudo, até mesmo uma única noite de sono com algum abajur ligado afeta de forma aguda as medidas de resistência à insulina.
A metade do nosso cérebro não descansa porque ele não produz melatonina, isso é um hormônio produzido pelo nosso cérebro quando estamos no escuro e num momento calmo. Esse hormônio é importante porque causa sono. A melatonina é um hormônio natural produzido pelo cérebro durante a noite para ajudar a pegar no sono.
“Isso é péssimo. Deixar a luz acesa durante a noite, uma lâmpada de segurança é bom. Mas se ela fica acesa durante dia, está denunciado que você não está presente. Uma célula fotoelétrica pode ajudar, porque ela pode acender às 18h e apagar às 7h”, explica João Palhuca.
Vários tons de azul são os primeiros recomendados quando o assunto é cor para ambientes calmantes. Eles estão ligados à mente, logo se relacionam à serenidade e configuram quartos perfeitos para uma noite de sono profundo! Quanto mais claro, mais acalmam e auxiliam na concentração.
Para leitura, o ideal é encontrar o equilíbrio entre o mais claro e mais escuro. Além disso, devemos observar a temperatura de cor. As lâmpadas mais amareladas ou luz quente são indicadas para ambientes de relaxamento e descanso. Já as luzes brancas ou frias são ótimas para concentração, facilitando a leitura.
Luminárias de foco dirigível são a melhor opção para iluminar mesas de home-office e de estudo, criados-mudos ou cantos de leitura. O que é luz difusa? Luz difusa é quando a luminária utiliza um difusor para suavizar e espalhar a luz.
Assim, uma luminária específica, na mesa de estudo, é a mais indicada. Mas é preciso cuidado, porque a iluminação não deve ofuscar nem provocar sombras. Para isso, o foco de luz deve ser voltado para o que está sendo lido ou escrito e não para os olhos da pessoa, além de ser posicionado do lado oposto à mão de escrita.
Vem comigo que eu vou te falar mais sobre dois modelos, lâmpada de LED e lâmpada fluorescente! As lâmpadas LED são as melhores opções pra luminária de mesa, viu? Além de gastar pouca energia, ela pode durar anos e não esquenta o ambiente!
No momento de escolher sua lâmpada, opte pelas fluorescentes ou de LED. Essas são opções mais econômicas e mais duráveis, que contam com tanto a luz quente, como a luz fria. São ideais para criar vários pontos de iluminação no ambiente. Espalhe os dois tipos de luzes pelo seu espaço integrado!
Recomenda-se o uso de lâmpadas de até 25 watts em um abajur com cúpula de até 15 cm de diâmetro. Tamanhos maiores pedem lâmpadas de até 40 watts.
Se você possuir um abajur com base de 15 centímetros, por exemplo, a sombra deve ter, pelo menos, 30 centímetros de largura. E se a altura total da lâmpada (incluindo a harpa) for de 60 centímetros, a sombra deve ter ao menos 20 centímetros de altura.
Qual a diferença de abajur e luminária de mesa? Abajur é aquela famosa peça de decoração e iluminação, com base muitas vezes em cristal e cúpula em diferentes materiais e cores. ... Já luminária de mesa é mais voltada para ambientes de leitura e trabalho, como escritórios.
Você pode colocar o abajur para sala numa mesa de centro, mesa lateral ou em um aparador. Outra opção é escolher uma luminária de piso, colocando próximo á uma poltrona, sofá ou puff. O abajur para sala de TV pode ser com a cúpula mais escura, assim você consegue criar um efeito mais aconchegante.
O abajur se encaixa perfeitamente sobre escrivaninhas, mesa lateral ou mesa de cabeceira. Também pode ser utilizado para iluminar apenas um espaço para a leitura e não todo o ambiente. As luminárias de chão, por sua vez, são peças extremamente funcionais.
Como Fazer uma Cúpula de Abajur: Passo a Passo
Seu papel principal é oferecer iluminação sutil, moderada, que não incomode moradores nem visitantes. Aparecem com mais frequência no quarto e na sala, sobre criados-mudos e mesas laterais. ... Se forem pequenos, vão requerer uma mesa lateral – o tamanho é proporcional ao do abajur e da cúpula.