O Paralelepípedo é uma figura geométrica espacial que faz parte dos sólidos geométricos. Trata-se de um prisma que possui base e faces em formato de paralelogramos (polígono de quatro lados). Em outras palavras, o paralelepípedo é um prisma quadrangular com base de paralelogramos.
O paralelepípedo é uma categoria de prisma com os seguintes elementos: base, altura, vértices, arestas e faces laterais. Suas faces laterais e opostas são congruentes, ou seja, possuem o mesmo comprimento. Na figura a seguir, as faces congruentes são: ABCH com DEFG e ADFC com BEGH.
Planificação. Se “abrirmos” o paralelepípedo veremos que suas faces são formadas por outas figuras geométricas. Isso é o que se chama de planificação. ... Pela figura percebemos que as bases e as faces são formadas por retângulos, mas dependendo do tipo podem ser formadas por quadrados também.
Resposta. Resposta: A alternativa (5), como podemos ver este é o desenho que representa a planificação de um cubo.
O cubo é uma figura que faz parte da geometria espacial. É caracterizado como um poliedro (hexaedro) regular ou ainda, um paralelepípedo retângulo com todas as faces e arestas congruentes e perpendiculares (a = b = c).
É possível demonstrar que as diferentes simetrias do cubo são 48. São nove os planos de simetria do cubo, ou seja, os planos que o dividem em duas partes, sendo uma a imagem reflectida da outra.
Cubo é um prisma regular limitado por 6 quadrados congruentes.
paralelepípedo retângulo
1 – Ser convexo; 2 – Ser poliedro de Platão; 3 – Possuir todas as faces formadas por polígonos regulares e congruentes. O cubo também é um exemplo de poliedro regular, pois, além de ser convexo e de Platão, possui todas as faces formadas por quadrados, que são polígonos regulares e congruentes.