Quem dorme em quartos azuis tem, em média, 7 horas e 52 minutos de sono; os tons de cinza, marrom ou roxo estimulam a criatividade e favorecem no máximo 6 horas e 12 minutos. As melhores noites de sono são conseguidas em quartos pintados com cores calmas, como amarelo, azul ou verde.
Verde: O verde é a cor que ajuda a promover o equilíbrio interno e a diminuir o estresse. Na terapia das cores, essa cor possui uma ação refrescante e calmante, ajudando a promover o bem-estar físico e mental. Além disso, ajuda a estimular a imunidade, sendo indicada para combater doenças infecciosas.
Se você está estudando para provas, o ideal são as brancas frias; se, por outro lado, você tem o hábito de ler na cama até para estimular o sono, aposte nas amarelas. As melhores opções são as lâmpadas fluorescentes ou led. A segunda opção é a mais indicada pela economia, durabilidade e até pela estética ao ambiente.
O ideal é que um canto de leitura seja iluminado com lâmpadas que não aqueçam o ambiente, para não causar desconforto. Neste sentido, a lâmpada LED seria a melhor escolha, além de ser mais econômica que outros modelos. Mas você também poderia optar pela lâmpada fluorescente, por exemplo.
O ideal seria um ambiente com iluminação natural, mas sabemos que isso nem sempre é possível. Muitas pessoas precisam estudar à noite, o que obriga o uso de iluminação artificial. Um ambiente de leitura mal iluminado provoca maior esforço e cansaço. Assim, uma luminária específica, na mesa de estudo, é a mais indicada.
Lâmpadas fluorescente e de LED consomem menos energia. Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED vai fazer você economizar energia. As lâmpadas incandescentes são as mais antigas no mercado, e inclusive alguns tipos já saíram de circulação.
B&Q Energia
Lâmpadas fluorescente (a que mais ilumina) Se popularizaram no Brasil na época do apagão, pois é uma alternativa mais econômica. Essas lâmpadas podem gerar até oito vezes mais luz com a mesma quantidade de energia se comparadas com as incandescentes. Toda lâmpada fluorescente precisa de um reator para funcionar.
Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).
lâmpadas de LED
Enquanto as lâmpadas incandescentes têm vida útil estimada em 1000 horas, as fluorescentes podem durar de 10 a 15 mil horas. Já a LED Light Bulb e as lâmpadas similares duram no mínimo 25 mil horas acesas.
Dentre os principais motivos para que isso aconteça está a oscilação dos níveis de tensão (abaixo ou acima do normal) na rede de alimentação, que pode ser por curto intervalo de tempo. Uma instalação incorreta também interfere na qualidade da iluminação.
Os elétrons colidem entre sí e liberam os fótons, emitindo a luz. O “acende e apaga” repetitivo acaba desgastando os circuitos responsáveis pela descarga do gás, que pode resultar na queima da lâmpada. Já nas lâmpadas LED os elétrons se movem através de um material condutor, que gera a luz.
Se a pergunta se relacionar à lâmpada incandescente, dizemos que a lâmpada "queima" e por isso deixa de produzir luz e calor, quando o filamento da lâmpada, que é um resistor, devido a ação do tempo em que é aquecido e resfriado continuamente , ou pela passagem de uma corrente indesejada maior do que sua resistência ...
Por causa dum defeito de fabricação, o vidro do filamento pode ser mais fino num ponto ou pode ter uma microfissura. Ao pôr a lâmpada a operar, a pressão interna subirá, o ponto fraco não resistirá e o filamento explodirá.
Nesse caso, quando um aparelho é ligado na tomada, pode haver uma corrente elétrica correndo pelo cabo que faz o retorno que vai até a lâmpada e a fase de uma tomada. Isso ocorre devido ao efeito eletromagnético que induz um nível de tensão baixo nesse retorno, mas que mesmo sendo mínimo deixam as lâmpadas piscando.
A corrente no filamento de uma lâmpada incandescente é maior logo após ela ter sido ligada, do que depois de ter decorrido um tempo, pois quando o filamento está frio, passa uma maior quantidade de corrente; quanto mais quente fica a lâmpada, maior a resistência que ela oferece.