Dentro da tradição judaico-cristã a palavra dízimo (com origem no termo latino decimus, que significa a décima parte de um determinado valor) é um tributo previsto no Antigo Testamento, que era pago voluntariamente como forma, principalmente, de manutenção do clero e de apoio aos pobres.
Quando o cristão doa para a igreja um valor em dinheiro além dos 10% do dízimo, isto é uma oferta. ... De acordo com as escrituras, a oferta tem a função de uma semente, e dará seu fruto na estação própria. Quando o Senhor nos pede uma semente, Ele já tem uma colheita no coração para derramar sobre nós.
substantivo feminino [Jurídico] Limite de competência de um juiz ou tribunal que determina a resolução de um caso sem que haja interferência de órgãos externos. [Figurado] Área de atuação; alcance: afirmou coisas fora da sua alçada.
6 Então mandou Moisés que fizessem uma proclamação pelo acampamento, dizendo: Nenhum homem nem mulher faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim, o povo foi proibido de trazer mais, 7 Porque tinham material bastante para toda a obra que se havia de fazer, e ainda sobejava.
Agora, quem hoje está disposto a ofertar dádivas ao Senhor?" 6 Então os chefes das famílias, os líderes das tribos de Israel, os comandantes de mil e de cem e os oficiais encarregados do trabalho do rei ofertaram espontaneamente.
Pois a oferta tem que ser preparada antes de ser consagrada ao Senhor. Por isso cada um de nós, precisa se preparar para sabermos o quanto vamos ofertar em cada oportunidade que tiver. A pergunta de Davi ainda pode ser ouvida hoje entre nós: “Quem, pois, está disposto, hoje, a trazer ofertas liberalmente ao Senhor?”.
Essa pequena oferta provou que essa pobre viúva era totalmente dedicada ao Senhor seu Deus. E isso claramente comoveu Jesus, que a honra aqui e em Lucas 21: 1-4 . ... Jesus nos diz que ela colocou mais do que todos os outros. Ela colocou tudo o que tinha para viver .
Por volta do 19º ano de Nabucodonosor em 587 a.C, Jerusalém foi destruída no seu terceiro sítio. Tanto as muralhas da cidade quanto o templo de Jerusalém (cuja construção era atribuída ao rei Salomão e que por isso era chamado de O Templo de Salomão) foram destruídos.
Em 586 a. C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.
Titus Flávio