EQST

Como Feito O Exame De CPRE?

Como é feito o exame de CPRE?

O exame de CPRE durante entre 30 a 90 minutos e é feito sob anestesia geral, para não causar dor ou desconforto à pessoa. Para fazer o exame, o médico introduz um fino tubo com uma pequena câmera na ponta, desde a boca até ao duodeno, de forma a observar o local onde os canais biliares se ligam ao intestino.

O que é Colecistograma?

O colecistograma oral (ou colecistografia ) é um método radiológico que permite estudar a anatomia e a função da vesícula biliar , analisando o conteúdo, capacidade de concentração e contração dela.

O que é procedimento de CPRE?

O exame de CPRE durante entre 30 a 90 minutos e é feito sob anestesia geral, para não causar dor ou desconforto à pessoa. Para fazer o exame, o médico introduz um fino tubo com uma pequena câmera na ponta, desde a boca até ao duodeno, de forma a observar o local onde os canais biliares se ligam ao intestino.

Qual o contraste usado na colangiografia?

Colangiografia é um exame radiográfico dos ductos biliares, utilizando um contraste radiopaco como meio de contraste. No método intravenoso, o corante é administrado por via intravenosa e é excretado pelo fígado para os ductos biliares.

Para que serve Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica?

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um exame de diagnóstico da área da gastrenterologia que associa raios X e endoscopia, permitindo avaliar: Os canais biliares; Os canais pancreáticos; A vesícula biliar.

O que é colangiografia operatória?

Raio-X de Colangiografia Intraoperatória é um exame de imagem das vias biliares feito durante procedimento cirúrgico para retirada da vesícula biliar, logo abaixo do lado direito do fígado. O exame é contraindicado para gestantes, devido ao uso de radiação ionizante para obtenção das imagens.

Como limpar um dreno de abdominoplastia?

Medir o conteúdo drenado três vezes ao dia, sempre lavando as mãos antes e após o procedimento; Anotar a hora, data e o volume drenado; Apertar o dreno (parte sanfonada), e fechar a tampa com o dreno apertado; ABRIR O CLAMP (trava);

Como é feita a drenagem da mastite?

A drenagem de abcesso de mama é a cirurgia para a retirada de tecido purulento acumulado (coleção) que pode acontecer em alguns processos infecciosos da mama (mastites). Trata-se de procedimento relativamente simples, que não retira tecido mamário, fazendo apenas um pertuito para a saída do pus.

Como desprezar dreno de Porto VAC?

Atenção para não puxar o dreno nas mudanças de posição e ao levantar. Lave bem as mãos com água e sabão. Feche o pinçador (Clamp) do tubo. Esvazie a bolsa sanfonada dentro de um frasco graduado, como uma mamadeira, copo ou jarra.

É normal colocar dreno após cirurgia de vesícula?

O uso de dreno é um procedimento normal em cirurgias abdominais. Dependendo das condições durante a cirurgia, pode-se colocá-los por segurança. Ocasionalmente o dreno poderá evitar uma reoperação, facilitando o tratamento.

Quando tirar o dreno da mastectomia?

Quando tirar o dreno Depois da cirurgia, a mulher fica com um dreno na mama ou axila, que é um recipiente para fazer drenagem do sangue e líquidos acumulados no corpo, que normalmente é removido antes da alta.

Quanto tempo de repouso após mastectomia?

Geralmente, a maioria das mulheres que fizeram mastectomia, que é a cirurgia para remoção da mama ou parte dela devido a câncer, recuperam bem após o procedimento e não desenvolvem complicações e, normalmente a recuperação demora entre 1 mês a 2 meses.

Como dormir após mastectomia?

Posição. O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.

O que fazer depois de uma mastectomia?

A recuperação depois de uma mastectomia engloba a prática de exercícios físicos para recobrar os movimentos e a força no braço e no ombro do lado em que foi extraída a mama. Executá-los de acordo com as orientações do mastologista e do fisioterapeuta também ameniza a sensação de dor e rigidez nas costas e no pescoço.

Quais os cuidados da enfermagem no caso de mastectomia?

A orientação sistematizada de enfermagem no pós-operatório de mastectomia possui valor inestimável, visto que proporciona o esclarecimento de dúvidas a respeito da doença e da cirurgia, e possibilita a adoção de cuidados favoráveis à recuperação mais rápida da mulher e a sua reabilitação.

Qual cuidado que deve ter depois de fazer uma retirada de nódulo da mama?

Para garantir uma recuperação mais rápida é ainda importante manter repouso, evitar esforços exagerados e não erguer os braços acima dos ombros durante 7 dias. Deve-se ainda ficar atenta a possíveis sinais de infecção, como vermelhidão, dor intensa, inchaço ou liberação de pus pelo local da incisão.

O que significa Síndrome do linfedema Pós-mastectomia?

INTRODUÇÃO: O linfedema pós-mastectomia é um quadro patológico crônico e progressivo, que gera déficit no equilíbrio das trocas de líquidos intersticiais, resultante principalmente da dissecção axilar do nódulo, da radioterapia na axila e da quimioterapia.