Imagem corporal refere-se às percepções, aos pensamentos e aos sentimentos sobre o corpo e suas experiências. Ela é uma experiência subjetiva.
Segundo Saikali et al.
o aspecto físico-motor diz respeito ao crescimento orgânico da estrutura corporal, ou seja, é basicamente a maturação neurofisiológica do indivíduo, por exemplo quando a criança aprende a levar a chupeta à boca.
Padrão corporal, o “ideal estético” a ser alcançado por homens e mulheres. ... As mídias vendem produtos que supostamente levam as pessoas a alcançarem esse ideal estético das formas mais apelativas possíveis.
Desde a tenra idade, as interações do indivíduo consigo mesmo e com o meio vão formando a imagem corporal. Aspectos perceptivos, dependentes de estímulos e memória, vão interagindo com influências afetivas, motoras, comportamentais e culturais no processo de construção e desenvolvimento da própria imagem.
Ter uma imagem corporal saudável significa que a maioria dos seus sentimentos, ideias e opiniões sobre o seu corpo e aparência são positivas, aceitando e apreciando o seu corpo. Por conseguinte, maior será a satisfação com a aparência e a confiança em contexto de pares.
Nas aulas de teatro os alunos aprendem que por meio das aulas de linguagem corporal, é possível dizer tudo somente com os movimentos do corpo. ... O principal benefício em dominar a linguagem corporal está na coerência com a comunicação verbal, alinhando aquilo que é dito com a sua postura.
A imagem corporal é como o corpo se apresenta para nós, ou seja, como vemos nós mesmos. Essa imagem será influenciada pelo meio em que vivemos e pelas situações que enfrentamos. A boa formação da imagem corporal é ponto importante para aquisição de outras qualidades psicomotoras e principalmente para o auto-conceito.
A imagem corporal é a representação mental do corpo (Cash e Smolak, 2011), que compreende duas principais dimensões: Perceptiva: relacionada à acurácia do sujeito ao perceber as proporções, os tamanhos do próprio corpo. Atitudinal: referente às crenças, aos pensamentos e afetos com o corpo.
11) “entende-se por imagem corporal a figuração de nosso corpo formada em nossa mente; ou seja, o modo pelo qual o corpo se apresenta para nós”. O esquema corporal (também compreendido como imagem corporal) é a imagem tridimensional que todos têm de si mesmo.
A percepção da imagem corporal é uma representação mental que o indivíduo tem do seu próprio corpo e que pode influenciar o seu estado geral de saúde 7.
Schilder considera que a imagem corporal é constituída por três estruturas em constante intercâmbio: a fisiológica, a libidinal e a sociológica.
Utilizando massa de modelar, pedir para que os alunos desenvolvam os seguintes desafios,ou pelo menos um deles, justificando-os na apresentação:
A imagem corporal envolve três fatores: perceptivo, que é a percepção do próprio corpo e a estimativa de tamanho e peso do mesmo; subjetivo que é referente à satisfação, ansiedade e a preocupação com a aparência; e o comportamental que são situações evitadas devido ao desconforto pela aparência física 6.
Segundo Wallon apud Mattos (2008), esquema corporal é o elemento básico indispensável para a formação da criança. É a consciência do seu próprio corpo, consciência consigo mesmo, com os outros e com o meio em que vive.
Através de nosso corpo, podemos conhecer e interagir com o meio onde vivemos. ... A construção do esquema corporal vem por três etapas: o corpo vivido, o corpo percebido e o corpo representado. O corpo vivido – até 3 anos. O bebê se sente parte do ambiente e se confunde com o espaço onde vive.
Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.
O movimento é muito importante para o pleno desenvolvimento da criança. Desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas. ... Portanto, o movimento é utilizado pela criança como uma linguagem, tanto para agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas.
Movimentar o corpo é fundamental para o corpo e para a mente. Além de prevenir doenças, principalmente ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e a diabetes, o exercício regular desencadeia uma série de adaptações fisiológicas, psíquicas e sociais que proporcionam efeitos benéficos a saúde.