Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades de onda e partículas. A visão (a vista) é um dos cinco sentidos que permite aos seres vivos dotados de órgãos adequados, aprimorarem a percepção do mundo.
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.
Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s. As frequências de luz que são visíveis ao olho humano são chamadas de espectro visível, essas ondas têm comprimentos entre 400 nm e 700 nm.
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.
A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. ... A luz também pode ser entendida como um fluxo contínuo de partículas que transportam energia.
De fato, parece óbvio dizer que a função da luz é fazermos enxergar, mas vai muito mais além do que isso. Inevitavelmente, a luz é responsável por regular o nosso ritmo biológico. As atividades diárias são ditadas através do que definimos com dia e noite.
Do latim lux, a luz é o agente físico que permite que os objetos sejam visíveis. O termo também é usado para fazer alusão à claridade irradiada pelos corpos, à corrente elétrica (eletricidade) e ao utensílio que serve para iluminar (as lâmpadas, os candeeiros, as velas, etc.).
Portanto, a luz tem um comportamento ondulatório. ... Assim, podemos afirmar que quando a luz se propaga no espaço, ela se comporta como onda, mas quando a luz incide sobre uma superfície, passa a se comportar como partícula.
A dualidade onda-partícula é uma propriedade inerente da natureza tanto para partículas quanto para ondas. ... A dualidade onda-partícula é resultado de um grande número de experimentos e teorias, como aquelas relacionadas ao efeito fotoelétrico, esclarecidas por Albert Einstein.
A teoria da mecânica quântica afirma que a luz é feita de pequenos pacotes de energia chamados de fótons. Dependendo das condições do experimento, observamos os fótons se comportar como se fossem ondas, e outras vezes como se fossem partículas. ... Os resultados sugerem que um fóton não é nem uma onda, nem uma partícula.
Um dos tópicos ensinados na física moderna é o princípio da dualidade da luz, o qual afirma que a luz possui uma natureza dual, comportando-se, em alguns fenômenos, como uma onda e, em outros, como partícula [2].
A luz possui comportamento dual: ora se comporta como onda, ora se comporta como partícula. Explicação: Chamamos de dualidade onda-partícula esse duplo comportamento da luz. Vale ressaltar que tanto a luz quanto as demais radiações eletromagnéticas não exibem os dois comportamentos simultaneamente.
A dualidade partícula-onda proposta por De Broglie constitui um princípio fundamental do comportamento da estrutura atômica, tornando possível uma compreensão mais abrangente da natureza do átomo, bem como das ligações químicas por eles estabelecidas.
A natureza da luz é que ela é uma onda-particula,por que a transmissão de radiação no vácuo mostra que a absorção de energia é feita de um quantum por vez.
Resposta: A luz tem um comportamento dual, ou seja, tem características de partículas e características de onda, a depender do tipo de experimento realizado. E por conta disso não foi possível definir qual sua característica.
O princípio da incerteza é um dos pilares da Mecânica Quântica. Esse fundamento afirma que a posição e a velocidade de um corpo não podem ser conhecidas simultaneamente com total precisão.
Louis-Victor de Broglie
A proposta de de Broglie para a dualidade onda-partícula para a matéria se estende a toda matéria como prótons, nêutrons, átomos, moléculas e não somente aos elétrons.
No final da década de 1920, Heisenberg formulou o chamado princípio da incerteza. De acordo com esse princípio, não podemos determinar com precisão e simultaneamente a posição e o momento de uma partícula. ... Em vez disso, a precisão de nossa medida está limitada pelo processo de medida em si, de forma tal que ∆px .
As propriedades ondulatórias dos elétrons são mais fáceis de se observar experimentalmente do que as de outras partículas como os nêutrons e prótons porque os elétrons têm uma massa menor e assim um comprimento de onda de Broglie maior.
(ITA-SP) Qual das afirmativas a seguir melhor descreve o comportamento de um elétron, comparado com partículas e ondas tradicionais? a) É uma partícula que, em certas circunstâncias especiais, se comporta como uma onda. ... e) Seu comportamento pode ser interpretado como o de partícula ou de onda.
O átomo é a menor parte da matéria e ela é indivisível. Como os átomos formam moléculas e estas podem ser divididas, então a resposta é moléculas.