Um dado interessante sobre as provas do Enem é que, cerca de 60% dos candidatos escolhem Espanhol como língua estrangeira. Porém, os alunos que optam pelo Inglês apresentam um melhor desempenho na prova. A média de acertos de questões de Inglês é de 45% e a de Espanhol de apenas 34%.
Leia e descubra as 8 maneiras de se dar bem em espanhol no Enem!
A inscrição para os testes deve ser feita pelos centros aplicadores habilitados pelo Instituto Cervantes e pode ser feita de duas formas: On-line:através deste portal Instituto Cervantes, no caso de candidatos na Espanha (para todos os níveis, exceto crianças em idade escolar).
Dicas para interpretação de texto em espanhol
O Enem é composto de 180 questões objetivas, tendo como pontuação máxima 1000 pontos. Cada questão possui uma pontuação diferenciada, de acordo com o TRI (Teoria de Resposta ao Item), por isso não é possível dizer quanto vale cada questão do Enem.
Tanto a redação quanto a parte objetiva do Enem valem mil pontos cada, sendo que cada prova objetiva vale até 250 pontos. A nota final é a média entre essas duas notas. Ou, então, a média das 5 provas (Redação, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), que resultará no mesmo valor.
A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.
Quem erra tudo não tira zero. Quem acerta todas não tira dez. E, quem chuta todas pode passar dos 450 pontos numa prova objetiva. Veja abaixo.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões. Matemática e suas Tecnologias: 45 questões.
25 questões
Farmácia: 450 a 700 pontos. Fisioterapia: 460 a 710 pontos. Gestão de Recursos Humanos: 450 a 630 pontos.
A partir do primeiro semestre de 2021, a nota na prova de redação do Enem passa a ser igual ou superior a 400 pontos para o Fies....
450 pontos
A partir de 300 pontos, por exemplo, é possível ingressar em universidades como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). De acordo com seu desempenho no Enem, também pode conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral.
Nesse caso, os cursos que exigem menores notas no Enem são Artes Visuais, Geografia, História, Matemática, Física, Educação Física, Letras, Química, Teatro, Teologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Danças, Gestão de Recursos Humanos, Segurança no Trabalho, Radiologia e Informática.
450 pontos
Os cursos com menores notas de corte no Sisu são:
Confira qual a menor e a maior nota de corte de alguns dos principais cursos oferecidos pelo Sisu: Administração: 570 a 771. Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 553 a 788. Arquitetura e Urbanismo: 688 a 797.
Menores notas de corte para financiar os estudos pelo FIES
Notas de corte do Prouni
Só que para concorrer a uma bolsa do ProUni é preciso alcançar determinada nota mínima no Enem, que atualmente é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Abaixo desse desempenho, não é possível entrar na seleção.
Um desempenho de 450 pontos no Enem e nota maior do que zero na redação são suficientes para fazer a inscrição do ProUni. No entanto, para passar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, é fundamental ter uma nota bem superior ao mínimo exigido.
O curso de Medicina apresenta nota de corte média de 729.
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró/RN, é a instituição que exige a menor nota para ingresso no curso de Medicina pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1, na modalidade de ampla concorrência sem bônus: 736,04 pontos.
Menores notas de corte de Medicina
Para os candidatos que disputam uma vaga na ampla concorrência, a menor nota de corte encontrada foi de 730,11 na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais.