Considerando um ponto fluido e levando-se em conta a hipótese do contínuo, temos: Podemos determinar a vazão através da seção transversal considerada integrando-se ambos os membros da equação acima relacionada, o que resulta: Através das equações Q = v . A e Q = ò (função da velocidade).
A urbanização pode alterar o correr de um rio por intermédio de processos de assoreamento, onde em seus leitos, podemos observar o acúmulo de lixos, detritos, além de entulhos. Ou ainda, nota-se a retirada das matas ciliares, que são responsáveis pela proteção dos rios.
A urbanização de forma desordenada, sem diretrizes de ocupação, impacta gravemente no ciclo hidrológico, pois causa drásticas alterações na drenagem, elevando a possibilidade de ocorrência de enchentes e deslizamentos, impondo riscos à saúde e à vida humana.
adjetivo Relacionado com ideologia, com o conjunto de ideias que compõe algo; refere-se à reunião das convicções pessoais de alguém, de um grupo ou instituição: sentido ideológico; projeto ideológico.
A hidrologia (do grego Yδωρ (hydor), "água"; e λόγος (logos), "estudo") é a ciência que estuda a ocorrência, distribuição e movimentação da água no planeta Terra. A definição atual deve ser ampliada para incluir aspectos de qualidade da água, ecologia, poluição e descontaminação.
É o ciclo da água em que o vapor da água é resfriado, fica retido na atmosfera e passa para o estado de condensação na forma de gotículas formando nuvens ou nevoeiros. O processo de condensação, portanto, é a mudança do estado gasoso da água para seu estado líquido.
Resposta: Condensação – quando o vapor de água passam para o estado líquido; precipitação – quando a água retorna à superfície terrestre sob a forma líquida (chuva) ou sólida (neve e granizo).