A madeira do pinheiro é caracterizada por ser geralmente branca e leve, de rápido crescimento. Devido a isso, ela é utilizada na fabricação da celulose, ou seja, na produção de papel.
O pinheiro é a espécie comercialmente mais importante para a produção de madeira nas regiões de clima temperado e tropicais do planeta. ... A resina de algumas espécies é importante fonte de breu do qual se extrai terebintina e outros óleos essenciais.
Madeira de lei, ou nobre, é aquela que apresenta maior resistência, qualidade e custo em relação às outras. Esse tipo de madeira, diferente das comuns, é menos propensa a sofrer os impactos dos ataques de cupins, insetos em geral e umidade.
Para proteger a porta de madeira do sol e chuva e garantir que ela continue sempre bem conservada, é possível utilizar o óleo de peroba ou o óleo de linhaça. Esses óleos deixam a madeira mais brilhante e ainda previnem o ressecamento.
Querosene é uma ótima arma contra os cupins, mas por ser um produto tóxico deve ser usado com cuidado e proteção. Óleos lubrificantes e desengripantes (como o famoso WD40), também. Como fazer: Basta passar o querosene no local atingido pelos cupins, ou encharcar a peça, caso as colônias sejam muito grandes.
2º. Saiba que nenhum tratamento é dado ao MDF, à madeira aglomerada ou à chapa de fibra para proteção contra cupins. Acontece que estes painéis são prensados em alta temperatura, cerca de 200ºC, o que extermina todos os insetos existentes no processo produtivo, inclusive o cupim.
2) Cuidados no tratamento: – Esfregue a madeira com água sanitária misturada com água e sabão. Enxague e deixe secar. – Proteja o pallet contra cupim,fungos e bactérias. E use produtos impermeabilizantes ecologicamente corretos, sem produtos tóxicos.
1º Lixe a madeira: use uma lixa média ou fina fazendo movimento no sentido dos veios da madeira. 2º Limpe o pó: pegue um pano para fazer a limpeza. A madeira deve ficar completamente limpa para uma melhor aplicação e absorção do produto.
– Lixe os pallets em duas etapas: use uma lixa grão #36 para remover sujeiras, imperfeições e as farpas que acaba soltando e depois use uma lixa #120 para fazer o acabamento; – Cuidado para não exagerar na lixa e acabar tirando a aparência rústica do pallet.
Lixe toda a superfície do pallet Para isso, utilize uma lixa grossa, como os números 50 ou 60, ideais para o serviço. Faça movimentos de vai e vem no sentido do veio da madeira. No caso dos móveis de pallet, não é preciso aplicar muito força para que o acabamento fique perfeito.
Antes de mais nada, use uma lixa grossa para lixar toda a superfície, mas sem aplicar muita força, para não desgastar o material. Com uma lixa mais fina, faça o acabamento e nivele a madeira.
Você pode usar uma lixadeira "treme- treme", dessas que vibram, ou pode usar uma lixadeira de cinta. No caso de fazer trabalhos manualmente. Para peças planas e retas, eu sugiro usar uma "treme- treme". (lixadeira orbital) Que possui a superfície plana e "cava" menos buraco do que uma lixadeira de cinta.
Lixa de massa É a lixa para dar acabamento nas paredes comuns. As mais grossas são para remover muitas camadas de tinta. As de grana mais alta, ou seja, as mais finas, dão melhor acabamento, e deixando a parede mais lisa e regularizada.
Se a massa estiver totalmente seca na parede, o melhor é usar uma lixa de grana 120 para cortar as rebarbas da massa e depois utilizar uma lixa mais fina de grana 180 para melhorar o acabamento.